Marco registra foco de peste suína clássica
O caso foi notificado à OMS pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.
A Organização Mundial da Saúde – OMS divulgou nesta segunda-feira (11/10) um comunicado oficial informando que na cidade de Marco, interior do Ceará, foi registrado um foco de peste suína clássica. O caso foi notificado à OMS pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. A Prefeitura de Marco através da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, adotou medidas para evitar a disseminação da doença.
Pelo menos nove animais em uma criação de subsistência no município foram infectados. Um animal foi sacrificado e outros oito morreram. Os trabalhos de combate à disseminação começaram nesta segunda-feira. “Os agentes de endemias fizeram o bloqueio da localidade onde houve registro do foco para evitar a disseminação no município” disse o secretário de Saúde de Marco, Nelson Pinto.
Segundo o site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Peste Suína Clássica é uma doença causada por vírus e altamente contagiosa, que pode acarretar grandes prejuízos à produção de suínos no Brasil. Segundo o boletim Organização Mundial de Saúde Animal – OIE “As investigações ainda estão em andamento para identificar a origem e as ligações epidemiológicas. As medidas de erradicação serão implementadas com abate dos animais existentes na propriedade e contatos dentro da mesma unidade epidemiológica”.
A peste suína clássica, causada por um vírus que tem o RNA como material genético, não infecta seres humanos. Os sintomas em animais são: Hemorragia, que pode levar à morte; febre alta; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarréia; falta de apetite; esterilidade e abortos; leitões natimortos ou com crescimento retardado.