44% das compras pela internet são por impulso, aponta pesquisa
Comidas e bebidas por delivery, moda e vestuário, itens para a casa, eletrônicos e artigos de informática são os itens mais comprados por impulso.
No Brasil, 44% das compras realizadas pela internet são feitas por impulso. É o que mostra uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com o Sebrae. Segundo o levantamento, os produtos e serviços mais comprados por impulso são: comidas e bebidas por delivery, moda e vestuário, itens para a casa, eletrônicos e artigos de informática.
Andréa Chaves, psicóloga e pesquisadora, explica que as compras por impulso são uma resposta comportamental, que pode querer levar a pessoa a evitar o sofrimento ou amenizar uma emoção. Ela diz que é preciso acender o alerta, quando acontece de uma maneira intensa e repetitiva.
“É importante entender o que antecede o comportamento da compulsão por compra e aí sim tratar essas raízes para inibir o fruto desse comportamento de compras compulsivas”.
Afirma.
Andrea Chaves dá algumas dicas para evitar a compra exagerada por impulso: evite gastar quando você estiver com seu emocional alterado.
Outro fator é que, muitas vezes, a compra por impulso vem acompanhada por um sentimento de arrependimento e culpa e pode gerar decepção e tristeza, além de causar sérios prejuízos financeiros. Por isso é importante planejar suas compras, e pesquisar sempre o menor preço.
A pesquisa da Confederação Nacional Lojistas aponta que 98% dos consumidores também costumam fazer pesquisa de preço antes de definir uma compra pela internet. As pesquisas ocorrem principalmente quando vão comprar celulares, eletrodomésticos e eletrônicos.