Intenção de compra para a Black Friday 2021 cresce 29%, aponta pesquisa
Levantamento ainda mostra que os consumidores ouvidos pretendem, em sua maioria, comprar de forma online.
Uma pesquisa encomendada pelo Facebook e realizada por uma empresa de pesquisas de mercado aponta que o número de pessoas que pretendem comprar durante a Black Friday 2021, marcada para 26 de novembro, é 29% maior do que na edição de 2020. O levantamento ainda mostra que os consumidores ouvidos pretendem, em sua maioria, comprar de forma online.
Foram investidos R$ 13,2 bilhões em mídia paga, um aumento de 25% em comparação com os R$ 10,5 bilhões aplicados na primeira metade de 2020, segundo o estudo Digital AdSpend 2020/2021, realizado pelo Kantar Ibope Media e o Internet Advertising Bureau (IAB) Brasil.
A coordenadora de operações uma aceleradora de negócios através da internet, Aline Honorio, destaca que o consumidor está cada vez mais conectado, exigente e bem informado. Segundo Aline, o público está atento com a qualidade do produto que pretende adquirir, como também pelo bom atendimento.
Uma das estratégias utilizadas pelas empresas para tentar atender de forma satisfatória os clientes é a automação de atendimento.
“Existem várias formas de automatizar essa comunicação com o seu público. Os mais usados são o WhatsApp bot, chat bot e URA de atendimento (sistema que reconhece dígitos e voz e consegue transferir ligações para agentes humanos). Independente de qual canal você vai usar, é de suma importância que a escolha seja de forma estratégica, sabendo definir o que vai demandar um suporte automático e uma assistência humana”.
Orienta Aline
De acordo com o Panorama da Experiência do Consumidor: 2021, realizado pela Opinion Box com mais de 2.109 pessoas, 50% dos entrevistados com idade entre 30 a 49 anos compram predominantemente online. O dado impacta quando comparado às compras em lojas físicas, já que apenas 14% das pessoas da mesma faixa etária realizam compras predominantemente em lojas físicas. Nesta mesma pesquisa:
- 80% dos entrevistados garantem que desistem de comprar ao encontrar avaliações negativas de outros clientes – Aqui demonstra como um atendimento ruim de um cliente pode impactar em potenciais clientes;
- 61% desiste devido à descrição incompleta dos produtos;
- 47% devido a atendimento ruim ou lento.