Moses Rodrigues faz apelo para que projeto que destina R$ 2 bilhões para Santas Casas tramite em regime de urgência
o deputado federal cearense encabeça a luta pela valorização das Santas Casas.
Na quarta-feira (27), o Deputado Federal Moses Rodrigues (MDB), foi ao Plenário da Câmara Federal e fez um apelo para que Projeto de Lei 1.417, que destina R$ 2 bilhões às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, tramite em regime de urgência.
As entidades a serem beneficiadas são aquelas que complementam as operações do SUS, recebendo demandas do sistema público. O dinheiro, de acordo com o projeto, será administrado pelo Ministério da Saúde, que o distribuiria a partir do Fundo Nacional de Saúde para os fundos estaduais, distrital ou municipais com os quais as instituições filantrópicas estejam contratualizadas.
O projeto prevê que o valor recebido por cada entidade deverá ser usado para pagar profissionais de saúde (inclusive aqueles contratados depois do auxílio), adquirir insumos e equipamentos, conduzir pesquisas e realizar reformas no espaço físico. O recebimento dos recursos não implicaria, necessariamente, em demandas extras para as santas casas e os hospitais filantrópicos.