Criança de 11 anos morre vítima de briga entre grupos criminosos
A rixa entre criminosos do Parque Santo Antônio contra os que moram no Dom Expedito, faz mais uma vítima: um inocente que nada tinha a ver com as querelas dos marginais.
Um crime de morte aconteceu na noite desta segunda-feira (1/11), por volta das 22h, na quadra de esportes no bairro Dom Expedito, Sobral-CE, próximo à Igreja São Pedro. Dois indivíduos em uma moto roubada no centro da cidade atiraram contra os jovens que se divertiam na quadra. De acordo com o Coronel Sérgio, os criminosos efetuaram cinco disparos atingindo Rafael de Souza Maia de 11 anos.
A vítima, atingida nas costas, foi socorrida para a Santa Casa de Misericórdia, mas não resistiu e morreu. O crime revoltou a população local que vive aterrorizada com tanta violência e com sentimento de insegurança.
O Coronel Sérgio informou ainda que os suspeitos foram capturados com a moto roubada, próximo ao Cemitério Jardim Eterno, na BR 222, em uma ação rápida da Polícia Militar. Durante a operação, um dos suspeitos se entregou à polícia com uma arma de fogo e o outro se escondeu no matagal e foi capturado pelos militares.
Duas armas de fogo usadas na ação criminosa foram apreendidas com os indivíduos. De acordo com a PM, um deles é menor e já tem passagem por tráfico e roubo e o outro tem 19 anos. Os indivíduos disseram que moram no Parque Santo Antônio e bairro Dom José.
A cidade de Sobral vive uma de suas piores crises de insegurança, sem que as autoridades se utilizem de ações que não sejam as paliativas. As facções instaladas em quase todos os bairros vivem em sistemáticos confrontos, ignorando o poder da Justiça, que em Sobral parece ser ignorado.
O número de jovens mortos nos últimos 15 anos superam o de algumas guerras. A gestão municipal volta sua preocupação a priori para as ações de trânsito, com o intuito de manter a arrecadação em alta, enquanto que o centro da cidade e a perfiferia vivem sob o comando dos faccionados.
Os moradores não sabem a quem apelar, uma vez que os órgãos que deveriam cuidar da área de segurança, se mostram tímidos às ações da bandidagem, que aos poucos vem tomando conta de Sobral, como já acontece em todo o Estado, o que é uma pena. Moradores, indignados com os sucessivos episódios prometem se mudar da cidade, que é por sua vez uma local inseguro e de poucas perspectivas.