Palavras Edificantes

Compartilhe

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” Efésios 4.29.

As palavras podem abençoar ou amaldiçoar, gerar confiança, motivação, mas também podem destruir relacionamentos, ferir pessoas, menosprezar, entre tantas outras coisas, então as palavras têm muito poder.

Mas convenhamos, ter mais cuidado ou pensar antes de falar.  Muitas vezes parece algo impossível, principalmente em momentos de fúria, quando algo nos aborrece. Muitas vezes falamos demais e logo depois nos arrependemos, e isso sempre acontece quando estamos irritados. Ás vezes, fazemos comentários infelizes por simplesmente não pensar antes de falar, não pensar no que essas palavras podem gerar no outro. Geralmente, gostamos mais de falar do que ouvir e, sim, falar é fácil, difícil é agir… 

A boa palavra edifica aos outros e a nós mesmos. Elas devem ser ditas com o intuito de ajudar ao outro a ser forte no Senhor ou a assemelhar-se mais ao Senhor Jesus Cristo. Pode ser uma palavra de encorajamento ou de exortação. Depende do que seja mais apropriado. Tais palavras honram ao Senhor e possuem propósito eterno e valioso.

Assim, a escolha das palavras certas começa no coração. O que dizemos muitas vezes revela o que realmente achamos dos outros. Se nosso coração estiver cheio de amor e compaixão, falaremos coisas positivas e edificantes.

Quando usamos a boca com sabedoria,  nossas palavras são como favos de mel, doces para a alma e saúde para os , está escrito em Provérbios 16:24.

Por último, vigie o que está dentro do seu coração. Do que você está alimentando seu coração? Amor ou ódio? Coisas boas, ou coisas ruins? (Mt 12:34).

Encha seu coração com a palavra de Deus, pois a boca fala, do que o coração está cheio (Lucas 6:45).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content