Pedestres ocupam ciclovias que ainda não foram inauguradas
Mesmo antes de ser inaugurada, a ciclovia que se estende do Junco ao Parque Silvana, já começa a ter conflito entre pedestres e ciclistas, já com a ocorrência de acidentes. Os pedestres elogiam a obra, mas reclamam que foram esquecidos.
Com 71,51% das obras em andamento, o município de Sobral está próximo a ganhar a ciclovia Aurélio Mendes Carneiro Filho, localizada nos bairros do Junco e do Parque Silvana, com a perspectiva de sua inauguração para o final deste mês. Em fase de finalização, o projeto contempla a execução em piso de concreto, canteiros em piso intertravado.
Segundo Nandi Siqueira, gerente de projeto arquitetônico representando a Seinfra, a ideia é priorizar o ciclista , e que o pedestre não foi contemplado para a prática de atividades físicas e caminhadas em si.
A nova ciclovia terá 1.700 m de extensão e faixas de travessias. Também consta no projeto, a instalação da estação de bicicletas compartilhadas. O investimento é de cerca de R$ 550 mil, do Tesouro Municipal.
“Temos o objetivo de oferecer mais segurança aos ciclistas que circulam na região, reduzir a poluição e estimular a prática de atividades físicas”.
Ressalta Adriano Alves, coordenador de Mobilidade Urbana da Secretaria do Trânsito e Transporte.
Os pedestres reclamam. O professor de Geografia Laércio Gomes diz que “precisamos de mais ciclovias, mas como não há um local apropriado para a caminhada nós acabamos por disputar o espaço com ciclistas, gerando conflitos e acidentes”.
Laércio já foi vitima de acidente e se machucou ao ser atingido por uma bicicleta. Ele apela à Prefeitura que tenha um olhar mais carinhoso para com os pedestres, pois há também idosos, e há bastante espaço. “Dava para ter uma via para os pedestres”, disse.
Já para a técnica de enfermagem Gorete Mendes que de maneira contínua faz caminhada pela cidade Pedro Mendes Carneiro, Avenida Cleto Ferreira da Ponte, veio conferir essa nova ampliação da reforma da nova ciclovia e que sentiu falta do espaço para a caminhada. “Peço que a prefeitura de Sobral pensar também em nós pedestres, já que esses espaços já são referência em outras cidades e capitais ”.