Eclipse lunar parcial mais longo do século acontece na sexta-feira (19)

Compartilhe

O eclipse lunar parcial acontece na madrugada de sexta-feira (19). O fenômeno poderá ser visto a olho nu nas Américas do Sul e Norte, Austrália, e em parte da Ásia e Europa.

O eclipse lunar parcial esconderá 97% da Lua e deve acontecer exatamente às 03h28m23s na madrugada do dia 19 de novembro, informa NASA. No Brasil, a duração do fenômeno será por cerca de 2h. Enquanto no Ceará o pico do eclipse poderá ser visto às 5h10min. Outro do mesmo tipo não será visto em 648 anos.

De acordo com dados da plataforma “Time and Date, o eclipse lunar parcial poderá ser visto inicialmente no Recife a partir das 03h02. “Como a Lua está próxima ao horizonte neste momento, recomendamos ir a um ponto alto ou encontrar uma área desobstruída com visão livre para oeste-noroeste para a melhor visualização do eclipse”, escreveu o site. Condições climáticas, como céu nublado, podem afetar a visibilidade.

“Quando a Lua se posiciona totalmente na sombra da Terra acontece um eclipse total, que pode durar até 100 minutos. Já a Lua pode levar até duas horas para entrar e sair da sombra da Terra, por isso o longo período do eclipse”, explica o astrônomo Adriano Leonês

O que é um eclipse lunar? 

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua, o Sol e a Terra se alinham brevemente, bloqueando os raios solares que costumam chegar à superfície do satélite natural do planeta. Isso gera uma sombra, que encobre a Lua pouco a pouco. Na madrugada do dia 19 de novembro, a sombra terrestre esconderá 97% da Lua Cheia, por isso o fenômeno é chamado de “eclipse parcial”.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content