Índia: Poluição atinge níveis extremos e engole Nova Deli

Nova Delhi
Rajat Gupta / EPA, via Shutterstock
Compartilhe

Escolas e fábricas fecham. A Suprema Corte da Índia critica a resposta do governo que não faz nada. Mas os residentes de Deli continuam sofrendo com o ar ruim.

Uma espessa manta de névoa nociva se instalou sobre a capital indiana, Nova Deli, queimando olhos e pulmões, forçando o fechamento de escolas e provocando ardentes apelos da população por providencias.

Em resposta aos apelos do povo, líderes indianos apontam o dedo um para o outro.

(AP Photo / Manish Swarup)

O governo central, dirigido pelo primeiro-ministro Narendra Modi, está acusando as autoridades municipais por omissão e vice-versa. A Suprema Corte do país interveio para fechar fábricas e ordenar aos agricultores que parem de queimar campos. Mas os outros esforços do tribunal, que no ano passado incluíram ordenar a instalação de um par de torres de filtro de purificação de ar, foram considerados ineficazes.

A escuridão aérea e as torres são símbolos da profunda disfunção política da Índia. A poluição asfixiante se tornou um fenômeno anual , e os cientistas do país podem prever com precisão os piores dias. Mas o partidarismo profundo e a intransigência oficial impediram medidas que poderiam ajudar a limpar o ar.

O Sr. Gupta, que agora mora entre Delhi e Mussoorie, uma cidade no sopé do Himalaia que tem um ar melhor, tornou-se um ativista antipoluição e empresário em 2013, após desenvolver asma.

“É muito triste para uma nação onde toda vez que há uma emergência de saúde, a Suprema Corte precisa intervir. Isso diz tudo sobre a apatia em relação à saúde e à vida em nosso país ”, disse Gupta. “Ninguém se importa.”

Taj Mahal

O tribunal interveio no fim de semana em resposta a uma petição apresentada por um ativista ambiental de 18 anos e depois que a cidade sofreu níveis de poluição comparáveis ​​aos níveis gerados por grandes incêndios florestais . Ele criticou as autoridades pelo que chamou de sua posição de “não dê nenhum passo”.

No início desta semana, as medidas de emergência de Delhi entraram em vigor. A atividade de construção, geradores a diesel e caminhões foram proibidos. As escolas foram fechadas e os empregadores foram solicitados a manter metade de seus funcionários em casa. Seis usinas de energia fora de Nova Delhi foram encerradas.

Sob pressão do tribunal, as autoridades municipais também adotaram outras medidas que inspiraram mais piadas do que otimismo. Eles incluem armas anti-poluição que criam névoa artificial, caminhões de bombeiros para encharcar as ruas com água e supressores químicos de poeira.

“Estas dificilmente são medidas”, disse Bhavreen Kandhari, membro do Warrior Moms, um grupo de mães que faz lobby por um ar mais limpo. “Estas são reações, reações automáticas. Até que você tenha a intenção política, você sabe que nada vai acontecer ”.

Hari Kumar e Emily Schmall
The New York Time

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content