Grêmio luta pela permanência na série A
Ainda há muitos times com menos de 45 pontos na tabela.
Faltam quatro rodadas completas para o fim do Brasileirão 2021 e algumas partidas atrasadas. A matemática diz que é preciso somar 45 pontos para não ser rebaixado, índice que é calculado conforme o aproveitamento do 16º colocado, o Juventude, que tem 39,4%.
Dessa forma, Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Fortaleza, Bragantino, Fluminense, Internacional, Ceará e América-MG não correm mais riscos. A Chapecoense já foi rebaixada e o Sport tem que ganhar todos os jogos que ainda restam para chegar aos 45 pontos.
Levando isso em consideração, temos oito times ameaçados de rebaixamento e dois deles vão cair para a segunda divisão do próximo ano. Entretanto, nem todos podem ser considerados, pelo menos neste momento, adversários do Grêmio. Aqui podemos incluir Cuiabá e Santos, muito próximos dos 45 pontos.
Na quarta-feira (24) jogam São Paulo x Athletico-PR, os dois times estão com 33 jogos e 41 pontos. Se a partida tiver vencedor, o time que ganhar irá aos 44 pontos e praticamente escapa da queda, podendo administrar nos jogos finais. Agora, se der empate ambos continuam ameaçados.
Neste momento, os rivais diretos do Grêmio são Atlético-GO, Juventude e Bahia. Nenhum deles venceu no fim de semana, o que foi excelente para o tricolor gaúcho. Mais do que isso, Dragão x Juventude duelam no meio de semana, o que também é bom para o Imortal.
Com 35 pontos na competição, o Grêmio tem que ganhar mais três jogos e empatar um, chegando aos 45 pontos. Em suma, restam mais cinco jogos para o tricolor gaúcho até o dia 9 de dezembro, quando a competição será encerrada.
Isso quer dizer que o time precisa de 66,66% de aproveitamento, é pouco menos que os 66,70% do Flamengo, vice-líder do Campeonato Brasileiro.