Cadastros para vacina crescem após exigência do passaporte de vacina
A obrigatoriedade da cobrança do documento foi anunciada semana passada, o que pode ter influenciado no cadastramento.
O Ceará registrou 34.070 inscrições entre 2 e 11 de novembro passando para 37.934 cadastros entre 12 e 21 do mesmo mês com o aumento geral de 11%. Enquanto em Sobral, nos 10 dias imediatamente anteriores, de 2 a 11 de novembro, foram 6 inscrições. De acordo com a plataforma IntegraSUS, desde o anuncio da exigência dia 12/11, de lá até o último domingo (21) foram feitos 50 cadastros.
O crescimento ocorreu em 74 das 184 cidades cearenses totalizando um aumento geral de 11% nos cadastros realizados para receber a vacina contra a Covid-19 no Ceará. Conforme os dados, o aumento se dá principalmente pela demanda da população geral, ou seja, que não se enquadra em nenhum grupo prioritário (como gestantes, idosos e pessoas com comorbidades).
A cobrança do passaporte começou a valer nesta segunda-feira (22), após período educativo de uma semana. Estabelecimentos que não realizaram as adequações poderão ser autuados em fiscalizações e responder a um processo administrativo, que poderá resultar em advertência, interdição ou multa.
Informações O POVO – integraSUS