Adele é acusada de plagiar música de Chico Buarque e Tom Jobim

Compartilhe

Depois de ter a música “Million Years Ago” comparada com “Mulheres”, de Martinho da Vila, o que resultou em um processo judicial, Adele estaria se inspirando na música brasileira para compor outras canções…

Internautas têm sugerido que “To Be Loved”, do novo disco da cantora, é semelhante a “Eu Te Amo”, composição de Chico Buarque e Tom Jobim, lançada em 1980.

O novo disco da loira foi lançado na última sexta-feira, 19 de novembro e na web já surgiram comparações. Contudo, profissionais da música explicaram a que se deve a semelhança: não se trata de um caso de plágio, mas de um padrão harmônico simples, comum no mundo da música.

“O do Chico é uma sequência de acordes com movimento similar, mas em diferentes harmonias, enquanto que a da Adele é simplesmente uma escala descendente no padrão 2-3 1-2 7-1 6-7 e por aí vai. São formas musicais simples e consideravelmente distintas”, explicou um internauta.

“As notas de “te amo” nesse fraseado estão em sentido crescente e decrescente em escala monocromática acompanhadas pelo baixo, enquanto To be loved está apenas em decrescente em soprano…”, detalhou outra pessoa.

Diante do tititi envolvendo o suposto plágio, até mesmo o maestro Luiz Cláudio Ramos, que faz os arranjos dos discos de Chico, chegou a ser chamado para analisar s composições.

A equipe do cantor, no entanto, afirmou que não há nenhuma semelhança entre as duas músicas.

Fonte – O Fuxico

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content