Apesar da pandemia, cresce a expectativa do brasileiro. Rodolfo Basílio dar a receita de como viver mais…
A expectativa de vida dos brasileiros cresceu em 2020. Passou de 76,6, em 2019, para 76,8 anos, no ano passado, um aumento de dois meses e 26 dias. No entanto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a idade foi estimada caso o país não tivesse passado pela pandemia de Covid-19.
Sem considerar a crise de mortalidade provocada pela doença no ano passado, a expectativa de vida da população masculina ao nascer é de 73,3 anos, e, para as mulheres, de 80,3 anos. Desde 1940, a esperança de vida no Brasil aumentou em 31,3 anos.
Os dados são da Tábua Completa de Mortalidade, divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicada no Diário Oficial da União (DOU).
As informações fornecidas pelo estudo, que é publicado anualmente, servem de parâmetro para determinar o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.
Em 1940, a esperança de vida era de 45,5 anos, sendo 42,9 para homens e 48,3 anos para mulheres. A taxa de mortalidade infantil era de cerca de 146,6 óbitos para cada mil nascidos vivos; já em 2020, a taxa foi de 11,5 por mil. (Fonte: R7)
COISAS DE SOBRAL
Segundo o empresário sobralense e radialista Rodolfo Basílio, com seus mais de 70 anos bem vividos, em conversa com este Colunista, a receitar para viver mais é “dormir cedo e comer pouco” e se puder, evitando alguns alimentos gordurosos”.
Por Bené Fernandes/Hora da Notícia.