Professores da UVA se manifestam contra eleição para reitoria
Em reunião do dia 10/11 foi aprovada a resolução que regulamenta a elaboração da lista tríplice de candidatos ao cargo de reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Estadual Vale do Acaraú. E o processo eleitoral está marcado para acontecer no dia 15/12.
Com a decisão, o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale Do Acaraú se manifesta contra a maneira como está ocorrendo a eleição. O repúdio do sindicato dos docentes é por causa da falta de consulta da comunidade acadêmica e a rapidez das eleições que segundo o SindiUva não proporciona tempo suficiente para divulgação e debate.
“A atual gestão da universidade, mais uma vez, demonstra a falta de compromisso com o processo democrático e a tentativa de silenciamento de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos” afirma o sindicato.
O SindiUva ainda alega que o movimento Estatuinte tem sido silenciado e negligenciado pela atual gestão da universidade. O processo é uma das principais frentes de luta da categoria, desde o início em 2018. Que segundo a classe, caminhou a passos muito lentos, mesmo antes mesmo do isolamento social em 2020. Com a manifestação o sindicato busca intervir no processo e exige que seja conduzido um processo de forma dialógica, coletiva e com maior transparência. E convoca os docentes, discentes, servidores técnicos-administrativos para que se manifestem contra a eleição.
“Não podemos nos calar diante dessa farsa eleitoral novamente! O processo de indicação para reitoria apresentado é moralmente inaceitável, fere a todos os princípios de uma universidade pública, zomba e desdenha da representatividade e legitimidade de toda a comunidade universitária. Basta de desrespeito e autoritarismo, vamos à luta pela UEVA que queremos!” reitera o SindiUva em Nota.