Pré-estação chuvosa tem previsão com chuva dentro ou acima da média
A continuidade de condições do fenômeno La Niña indica maior probabilidade de chuvas nos meses de dezembro e janeiro
A pré-estação chuvosa, no Ceará, começa com previsão de chuvas acima ou dentro da média, conforme análise do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O período, que se estende até janeiro, marca o início das chuvas no Estado. Na pré-estação passada (2020/2021), as chuvas ficaram 50% abaixo da média.
Nos últimos cinco anos, a pré-estação no Ceará terminou acima da média em somente duas oportunidades. O período com maior volume acumulado no bimestre foi em 2019-2018 (com 195,8 milímetros) e, a pré com menor registro pluviométrico, foi no ano de 2020/2019.
Conforme boletim climático produzido pelo Inmet em colaboração com outros órgãos meteorológicos do Nordeste, a “precipitação para os meses de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022 indica maior probabilidade dos totais pluviométricos ocorrerem na categoria acima da faixa normal climatológica no Maranhão, em quase todo o Piauí e no noroeste do Ceará”.
Nas demais áreas do Ceará, ainda conforme o boletim, a “previsão indica maior probabilidade de as chuvas ocorrerem entre normal e acima da faixa normal climatológica”. O meteorologista do Inmet, Flaviano Fernandes, explica que essa análise deve-se à continuidade de condições do fenômeno La Niña (92%).
Informações Diário do Nordeste