Uninta de Itapipoca capacita profissionais de saúde de diversos municípios
As aulas foram divididas em duas etapas, a serem ministradas nesse mês de dezembro.
Sábado e o domingo (dias 4 e 5, respectivamente) foram reservados aos estudos, no Centro Universitário Uninta, no câmpus Itapipoca. Numa ação conjunta, entre a instituição de ensino e diversas prefeituras, o espaço foi utilizado para a realização de cursos de capacitação, de caráter de educação permanente, por conta da necessidade dos próprios profissionais de saúde, em ampliar seus conhecimentos.
Além de Itapipoca, foram inscritos profissionais dos municípios de Itarema, Amontada, Trairí, Tururu, Uruburetama, Umirim e Miraíma. O evento reuniu médicos, enfermeiros, veterinários, fisioterapeutas, educadores físicos e outros profissionais, num encontro interdisciplinar.
As primeiras disciplinas lecionadas foram Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral Canina, com a professora Dra. Jessica Maria dos Santos; Como Otimizar a Academia de Saúde, com a professora Mestre Andreia Pagani; Ferramentas e Indicadores na Gestão da Saúde, ministrado pelo professor dr. Paulo Henrique de Paula; Desenvolvimento Neuropsicomotor, com o professor Mestre Alexandre Lima; e Atenção à Saúde da Mulher, ministrado pelo professor Mestre Meykel Gomes.
A fonoaudióloga Ester Medeiros, que atua no município de Amontada, escolheu o curso de Desenvolvimento Neuropsicomotor, por acreditar que irá ampliar seu conhecimento ao trabalhar com crianças autistas. “Com certeza, essa capacitação vem contribuir na minha formação, com a possibilidade de ter o olhar de profissionais de outras áreas da saúde para ampliação do conhecimento”. Disse.
Para a assistente social Cleane Gonçalves, que mora a trabalha em Itapipoca, a oportunidade é de troca de saberes. “A intersetorialidade é de grande importância na minha área, para um atendimento de saúde mais completo, onde cada um faz sua parte. Aqui, eu exponho minhas experiências e, certamente, levarei ao meu local de trabalho a experiência adquirida no encontro”, afirma.
Um dois facilitadores é Meykel Gomes, coordenador do Curso de Enfermagem do Uninta, em Sobral, que ministra o curso de Atenção à Saúde da Mulher. Segundo o profissional, “esse aprendizado traz um resgate histórico das políticas públicas na área, e aborda, também, a organização desse atendimento nos municípios. Voltado para enfermeiros, o curso tem carga horária de 20h.
Outro profissional que participa dessa primeira etapa de cursos é o dr. Paulo Henrique de Paula, que aborda os Indicadores na Gestão da Saúde. “é importante destacar o quanto é válido esse momento para Itapipoca e os municípios circunvizinhos. Aqui, além de outra possibilidade, os alunos poderão ter acesso a ferramentas e aos indicadores de saúde da região, o que contribui para uma correta tomada de decisões”, reforça.
Numa segunda rodada de cursos gratuitos, marcada para ocorrer nos dias 11 e 12, ainda, deste mês de dezembro, a instituição ofertará aulas nas áreas de Primeiros Socorros e Atendimento a Múltiplas Vítimas; Uso Correto dos Medicamentos; e Matriciamento e Cuidados Com Pacientes de Doenças Renais Crônicas. Segundo Michele Alves, diretora do Centro de Ciências da Saúde do Uninta (sede- Sobral), “Os profissionais que ministram todos os curso têm uma vasta experiência a passar para quem vem aqui em busca de ampliar seu conhecimento nas áreas que atuam. Uma das competências que precisamos ter, nós que atuamos na saúde, é estarmos sempre qualificados e atualizados, pois a ciência muda a cada dia. O benefício disso é essa um troca importante”, finaliza.