Nossa Senhora da Conceição: saiba por que hoje é feriado em várias cidades
Nossa Senhora da Conceição é a santa da igreja católica cuja festa litúrgica acontece no dia 8 de dezembro, data em que muitas cidades brasileiras terão feriado.
A celebração tem especial importância para os falantes de língua portuguesa. Isso porque a santa é a padroeira de Portugal e de toda a lusofonia. Nossa Senhora da Conceição também é a padroeira dos Estados Unidos.
No Brasil, Nossa Senhora da Conceição tem relação umbilical, digamos, com Nossa Senhora Aparecida. Afinal, a imagem da futura padroeira do Brasil é, na realidade, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. É por isso que a data é tão importante no país.
No caso da padroeira de Portugal, o título faz referência à Imaculada Conceição, um dogma cristão que afirma que a Virgem Maria teria sido preservada do pecado. “A questão da Imaculada Conceição é que Maria, em vista da encarnação de Cristo, foi preservada pelo Pai, de corpo e alma, da mancha do pecado original. Cristo não poderia ser gerado no ventre da Virgem Maria se houvesse pecado. Por isso, imaculada”.
Festa da santa vem do século 15
A devoção à Nossa Senhora da Conceição é antiga. Oficialmente, a igreja católica festeja a data de 8 de dezembro desde 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto IV. A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Com isso, as colônias lusitanas, como o Brasil, automaticamente passaram a ter a santa como padroeira. “Conceição era padroeira do reino de Portugal. Por isso chegou no Brasil com uma devoção tão forte. É padroeira de toda a lusofonia. Mesmo a imagem de Nossa Senhora Aparecida é uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Nossa senhora é, também, padroeira de Sobral e Meruoca. Até bem pouco tempo, dias como o de hoje eram de devoção e festas à padroeira, todavia, decretos municipais têm antecipado ou adiado o feriado e com isso enfraquecem o culto e a devoção à Santa.
No ano de 1746 teve início a construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Caiçara. Esta igreja, embora simbolicamente muito importante para a região, não teve uma construção muito sólida, pois, com apenas 14 anos de construída, já ameaçava ruir.
Em 1762, por razões de segurança, foi demolida a capela mor e, no ano de 1778, foi levantada ao seu lado a nova Matriz que perdura até os dias atuais, recebendo centenas de fiéis.
A razão maior deste traçado é que, mesmo estando em ruínas, os alicerces da primitiva igreja balizaram a orientação da Praça da Matriz. As ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Caiçara permaneceram aparentes, até meados do século XX. Em seguida, a área foi terraplenada, destruindo consequentemente os vestígios aparentes e, em seguida, colocado um pavimento de paralelepípedo seguido de asfalto.