Nossa Senhora da Conceição: saiba por que hoje é feriado em várias cidades

Compartilhe

Nossa Senhora da Conceição é a santa da igreja católica cuja festa litúrgica acontece no dia 8 de dezembro, data em que muitas cidades brasileiras terão feriado.

A celebração tem especial importância para os falantes de língua portuguesa. Isso porque a santa é a padroeira de Portugal e de toda a lusofonia. Nossa Senhora da Conceição também é a padroeira dos Estados Unidos.

No Brasil, Nossa Senhora da Conceição tem relação umbilical, digamos, com Nossa Senhora Aparecida. Afinal, a imagem da futura padroeira do Brasil é, na realidade, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. É por isso que a data é tão importante no país.

No caso da padroeira de Portugal, o título faz referência à Imaculada Conceição, um dogma cristão que afirma que a Virgem Maria teria sido preservada do pecado. “A questão da Imaculada Conceição é que Maria, em vista da encarnação de Cristo, foi preservada pelo Pai, de corpo e alma, da mancha do pecado original. Cristo não poderia ser gerado no ventre da Virgem Maria se houvesse pecado. Por isso, imaculada”.

Festa da santa vem do século 15

A devoção à Nossa Senhora da Conceição é antiga. Oficialmente, a igreja católica festeja a data de 8 de dezembro desde 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto IV. A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Com isso, as colônias lusitanas, como o Brasil, automaticamente passaram a ter a santa como padroeira. “Conceição era padroeira do reino de Portugal. Por isso chegou no Brasil com uma devoção tão forte. É padroeira de toda a lusofonia. Mesmo a imagem de Nossa Senhora Aparecida é uma imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Nossa senhora é, também, padroeira de Sobral e Meruoca. Até bem pouco tempo, dias como o de hoje eram de devoção e festas à padroeira, todavia, decretos municipais têm antecipado ou adiado o feriado e com isso enfraquecem o culto e a devoção à Santa.

No ano de 1746 teve início a construção da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Caiçara. Esta igreja, embora simbolicamente muito importante para a região, não teve uma construção muito sólida, pois, com apenas 14 anos de construída, já ameaçava ruir.

Em 1762, por razões de segurança, foi demolida a capela mor e, no ano de 1778, foi levantada ao seu lado a nova Matriz que perdura até os dias atuais, recebendo centenas de fiéis.

A razão maior deste traçado é que, mesmo estando em ruínas, os alicerces da primitiva igreja balizaram a orientação da Praça da Matriz. As ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Caiçara permaneceram aparentes, até meados do século XX. Em seguida, a área foi terraplenada, destruindo consequentemente os vestígios aparentes e, em seguida, colocado um pavimento de paralelepípedo seguido de asfalto.

Você pode gostar

De acordo com os entrevistados, as decisões de gestões passadas foi o que levou ao aprofundamento do déficit atual
Aos 36 anos, já farmacêutica e mestre, Mariana persistiu rumo ao sonho de ser médica por uma universidade pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se interessar
Publicidade