Uninta Itapipoca encerra etapa de cursos de saúde

Compartilhe

As atividades reúnem representantes de sete municípios do entorno de Itapipoca

Dividido em duas etapas, os Cursos de Capacitação e Educação Permanente para Rede de Atenção à Saúde, voltados aos profissionais de Itapipoca e municípios vizinhos, reuniu  representantes das cidades de Amontada, Miraíma, Trairí, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Nos dias 4 e 5, deste mês, foram realizadas atividades voltadas à Prevenção e Controle de Leishmaniose Visceral Canina; Atenção à Saúde da Mulher; Como Otimizar a Academia de Saúde; Desenvolvimento Neuropsicomotor; além de Ferramentas e Indicadores na Gestão da Saúde.

Nesse final de semana (11 e 12) foi a vez dos inscritos participarem dos cursos de Primeiros Socorros e Atendimento a Múltiplas Vítimas; Uso Correto dos Medicamentos Na HAS e DM2; Matriciamento e Cuidados com Pacientes com Diagnóstico de Doenças Renais Crônicas.

Treinamento no atendimento de emergência (Foto: Nildo Nascimento).

A agente de saúde Cleonice Oliveira, que atende 158 famílias em distritos de Itapipoca diz que alcançou seu objetivo, ao vir em busca de mais conhecimento sobre a área que atua. “Na maioria dos casos, nossos pacientes são gestantes, idosos, pessoas com problemas de depressão ou diabetes; então, esse momento é de esclarecer dúvidas sobre todos esses assuntos e outros que fazem parte da nossa rotina”, disse.

Celiane Pacheco, que também atua como agente de saúde, em Itapipoca, dedicou seu domingo aos estudos, ao escolher participar do Curso de Uso Correto de Medicamentos, ofertado pelo Centro Universitário Uninta, gratuitamente. Para ela, um dos maiores problemas enfrentados ao atender as cerca de 125 famílias nos distritos onde atua, é a automedicação. “Aqui, são repassadas técnicas necessárias para que possamos abolir esse tipo de ação, que é a pessoa fazer uso de medicamentos por conta própria. Algo que está na nossa cultura, que pode trazer sérios riscos ao paciente, e que é difícil controlar”, afirma.

Utilização de plantas medicinais e fármacos no tratamento de diversas doenças (Foto: Edwalcir Santos).

O curso foi ministrado pela farmacêutica Ingrid Freire. “Esse momento é uma continuidade do que foi repassado no final de semana anterior. Aqui, são discutidas ações voltadas ao cuidado das pessoas com hipertensão e diabetes; doenças comuns, que têm feito muitas vítimas. Ao longo das atividades, eu repasso algumas técnicas e cuidados ao perceber algum sinal de risco”, finaliza a profissional.

Curso de Uso Correto dos Medicamentos (Foto: Nildo Nascimento).

Segundo Derval Salles Júnior, coordenador do Curso de Medicina Campus Itapipoca, as atividades realizadas pela instituição de ensino contribuem para a mudança da realidade na região, primeiramente, formando profissionais capacitados para o desenvolvimento do atendimento à saúde. “O Uninta possui mais de 40 cursos dedicados, inteiramente, à assistência à saúde na nossa região. Isso contribui para modificar a realidade desse tipo de atendimento, e ampliar a possibilidade de cobertura nas áreas mais precárias”, firma o coordenador.

Para Michele Alves, Pro-Reitora do Centro de Ciências da Saúde do Uninta em Sobral, “certamente, esses dois finais de semana foram muito bem aproveitados por todos que dedicaram esses quatro dias à troca de saberes e à busca por mais informação em suas áreas de atuação. Ficamos felizes com a adesão aos cursos e o interesse desses profissionais de buscar a capacitação”, finaliza.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content