Ceará é o 19º em redução de gases do efeito estufa

Efeito Estufa no Ceará
Imagem da internet
Compartilhe

Os dados fora divulgados pela Gegin e o estado participa com 1,06% do total de emissões do país.

Em 2020, o Ceará ocupou a 19º colocação no ranking nacional de emissão bruta de Gases do Efeito Estufa (GEE) – 22 milhões de toneladas de carbono equivalente/CO2e-, acima de seis estados nordestinos (Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas) e abaixo do Maranhão (8º) e da Bahia, em nono. O resultado cearense representou uma redução de 13,3% em relação a 2019. Já as estimativas de remoção de GEE foram de 7 milhões de toneladas de CO2e, valor semelhante ao ano de 2019.

São Gonçalo do Amarante, Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Quixeramobim, Morada Nova, Tauá, Iguatu, Crateús, Crato, Jaguaribe, Quixadá, Maranguape, Itapipoca, Acopiara, Aquiraz, Russas e Cascavel são os 20 dos 184 municípios cearenses que mais emitiram GEE, em 2018, de acordo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).

De acordo com Rafaela Martins Leite Monteiro, titular da Gegin, autora do trabalho juntamente com o analista de Políticas Públicas, Cleyber Nascimento de Medeiros, as emissões no Ceará somaram, em 2020, 15 milhões de toneladas de CO2e, redução de 16,7% em relação ao ano anterior. “É uma redução significativa, pois ao diminuir a emissão de GEE o Ceará faz o caminho inverso do que vem acontecendo nas últimas décadas, que é o aumento de gases do efeito estufa, que gera maior quantidade de calos e contribui para o aumento da temperatura na terra”.

Participação nacional

O analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento afirma que as emissões brutas de GEE no Ceará representaram uma participação de 1,06% do total de emissões do país em 2020 e que o valor anotado em 2020 é o mais baixo dos últimos 16 anos, quando se contabilizou ,em 2004, a participação de 0,87%.

Efeito Estufa

O efeito estufa consiste em um fenômeno natural causado pela concentração de gases na atmosfera terrestre, sendo que essa concentração gera uma camada que possibilita a passagem de raios solares e a absorção de calor, mantendo a temperatura do planeta adequada. Não obstante, nas últimas décadas a liberação de gases de efeito estufa aumentou consideravelmente em virtude, principalmente, de atividades humanas. Com esse acúmulo de gases uma maior quantidade de calor está sendo retida na atmosfera, contribuindo para o aumento de temperatura do globo.

Informações Gegin

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content