Criação do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral homenageia gestoras do Uninta
Durante a instalação do IHGS, foram definidos os membros diretores, brasão, nome, estatuto, bem como a formação da primeira mesa diretora. O Instituto será composto de 40 cadeiras com patronos ligados à História do Ceará e, em especial, à de Sobral.
Na manhã da quinta-feira (16), as educadoras e gestoras do Centro Universitário Uninta, Eliza Angélica Rodrigues Ponte e Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante participaram da solenidade de aprovação e composição dos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral (IHGS), no auditório Pe. Ibiapina, na Igreja da Ressurreição.
Entre os membros, estão professores, escritores, jornalistas, sacerdotes, bispos e personalidades que fizeram parte da História de Sobral. A organização terá como patrono o Mons. Francisco Sadoc de Araújo.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Dra. Chrislene Carvalho dos Santos Pereira Cavalcante, agradeceu a homenagem e ressaltou a relevância da criação de um instituto. “É um momento importante para a cidade. É uma honra ser convidada para fazer parte dessa fundação. Destaco aqui a credibilidade do trabalho do Prof. Dr. José Luís Lira, que é uma grande pessoa e tem muita experiência de fundação. O Instituto Histórico e Geográfico é uma instituição criada para ser a civilidade e tem como natureza manter a identidade e a memória”.
Por sua vez, a pró-reitora de Educação Continuada e diretora do Centro de Ciências Humanas e Exatas, Profa. Ma. Eliza Angélica Rodrigues Ponte, agradeceu o convite para a composição do instituto. “É muito bom ser lembrada e, agora, eternizada. A criação desse instituto faz parte de um resgate histórico da cidade. Vemos na nossa cidade grandes patrimônios sendo demolidos e, por isso, percebemos a necessidade de criação de uma organização que cuida da memória de Sobral, e que preserve os patrimônios históricos”.