Falta de energia elétrica é registrada em vários bairros de Sobral
Demora na manutenção da iluminação pública e ocorrências na falta de energia por consequência de acidentes, furtos e climáticas dificultam a vida dos sobralenses.
O mês dezembro foi marcado por inúmeras ocorrências de quedas de energia em alguns bairros de Sobral. Pelo menos seis bairros tiveram problemas com a falta de energia como Parque Silvana e Expectativa que após ventaria derrubar árvore e atingir fiações na sexta-feira (10/11) moradores ficaram mais de oito horas às escuras. Na madrugada desta terça-feira (21/11) após carro atingir poste o bairro Boa Vizinhança escureceu, o problema se estendeu ao bairro vizinho Dom Expedito e persistiu por mais de quatro horas.
Ainda mais grave, a demora na manutenção da iluminação pública por parte da prefeitura agrava a insegurança. Moradores do Alto do Cristo, por exemplo, relatam que já estão a mais quinze dias que o trecho da rua Sancho Canafístula (Rua da Estação, Próximo a casa do finado Junior Galinha) está no escuro como mostra vídeo enviado, por populares, à nossa reportagem. Moradores contam que assaltos já foram registrados no local.
Outra problemática registrada é o constante furto de fiações na cidade como ocorrido, por mais de uma vez, na Praça do Patrocínio no Centro e em outros pontos da cidade, mesmo após os casos não houve estratégias de segurança implantadas. Moradores relatam que além do inconveniente se sentem inseguros. Comerciantes ressaltam o prejuízo ao perder mercadorias e populares o receio de ter equipamentos queimados devido a interrupção abrupta de energia. Essa constante problemática, apesar de ter vários motivos, está deixando a população ainda mais insatisfeita com o serviço prestado pela Enel e prefeitura.
Com a prestadora de serviço (Enel), queixas do município são antigas, no dia 10/11 aconteceu na Câmara Municipal de Sobral mais uma audiência pública, outra foi realizada em 2020. Na de 2021, compareceu vários diretores da Enel que ouviram, durante horas, diversas queixas dos parlamentares sobralenses e pouco foi respondido ou apresentado soluções sobre as irregularidades mostradas pelo vereadores como cortes indevidos.
Entramos em contato com a assessoria da Enel, e questionamos sobre os casos citados. A empresa informou no geral que “não tem ocorrência grande em Sobral nesse momento”. Sobre os casos específicos, até o fechamento desta matéria não houve resposta. Prefeitura não atendeu nas ligações.
Para comunicar falta de energia existe o número 0800 72 72 196, canal no WhatsApp (21) 996019608, o aplicativo e o SMS que pode ser enviado para 26816.