HRN reforça a importância da doação de leite materno nesse período de festividades
Amamentar é um ato que traz uma série de benefícios aos bebês, daí a importância da doação.
Nesse período de confraternização, por conta dos festejos natalinos, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional Norte (HRN) promove mais uma campanha de doação. Um dos principais objetivos é o incentivo à doação domiciliar, para reforçar os estoques. Mas não é só em tempo de festejos que a ação, que reforça a solidariedade, tem sido realizada. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão (ISGH), realiza atividades permanentes, ao longo do ano, para ampliar a amamentação e a doação de leite materno. Nas unidades neonatais do HRN, cerca de 50 bebês necessitam do alimento.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite do HRN, Renata Karen Oliveira, “nós queremos sensibilizar a população quanto à importância da amamentação e da doação de leite materno, principalmente, para os bebês que estão internados e impossibilitados de serem amamentados pela própria mãe. Vale ressaltar, que temos mais de 50 bebês na Neonatologia que se beneficiam com leite materno, advindo de doação”, explica a coordenadora.
Além da doação ser recebida no próprio Banco de Leite do hospital, há, também, uma equipe destinada às coletas domiciliares, na casa das voluntárias. “Qualquer volume de leite materno é importante para muitos bebês. Doando leite, as mamães vão estar salvando vidas e doando amor”, ressalta Oliveira.
Para facilitar o acesso, as futuras doadoras podem entrar em contato com o BLH do HRN para fazer um pré-cadastro, enviar os documentos e marcar a visita domiciliar para orientação e realização de testes rápidos. A voluntária faz exames de sangue para identificar hepatites B e C, HIV e sífilis. Ela também recebe um kit doadora com máscara, gorro, gases e frascos, além de treinamento de como ordenhar.
Este ano, o Ministério da Saúde trouxe como tema para a campanha de aleitamento materno o “Doe leite materno, doe esperança, um grande gesto pode salvar a vida de quem mais precisa”. De acordo com o Ministério, a doação salva vidas, e cada gota conta, já que 300 mililitros (ml) podem alimentar, em média, 10 recém-nascidos, e a nutrição dos prematuros começa a partir de 1 ml.
Além dos inegáveis benefícios à saúde dos bebês, o aleitamento traz uma série de melhorias para as mães. Entre elas, a redução do peso mais rapidamente, após o parto; ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e anemia, pós parto, além de diminuir o risco de diabetes e de câncer de mama e ovário. “Vale ressaltar que, qualquer volume de leite doado é importante aos bebês. Sem falar que você pode estar salvando vidas e doando amor”, ressalta a coordenadora do Banco de Leite do HRN.
Serviço
Doação de leite materno no HRN
Telefone: (88) 3677-9467
WhatsApp: (88) 9 8883-4079