Educadores de Sobral se preparam para seminário em janeiro de 2022
Profissionais de diversas áreas ligadas, direta ou indiretamente, à Educação, também terão espaço garantido em dois dias de encontro.
O ano de 2022 ainda não se fez presente, mas quem lida com Educação sabe que as atividades não cessam, mesmo com um período de merecido recesso. E nessa, que é a última semana do ano, secretários de educação, prefeitos, vereadores, professores, acadêmicos e pesquisadores ligados, direta ou indiretamente à temática, se preparam para uma série de atividades que farão parte do calendário vindouro.
A Secretaria da Educação de Sobral promove, nos dias 27 e 28 de janeiro próximo, o 37º Seminário sobre a Educação de Sobral. O evento é gratuito e será realizado no Auditório da Prefeitura, quando serão apresentadas informações sobre o histórico, as primeiras medidas adotadas, a política de formação continuada dos professores, o trabalho da tutoria pedagógica e da avaliação externa.
Os novos desafios para o setor, também estarão em pauta, durante as rodadas de discussões entre os representantes de diversos municípios do Norte do Ceará. Um dos objetivos é apresentar o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada dois anos. A avaliação é coordenada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, visando a melhoria das políticas e resultados educacionais.
No Brasil, a aplicação do Pisa tem à frente o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Muitas das avaliações nacionais coordenadas pelo instituto utilizam a mesma metodologia. Em novembro, deste ano, estudantes de Sobral participaram, pela terceira vez, do Programa. Ao longo de 10 dias, técnicos da Cesgranrio aplicaram a avaliação internacional para 1.299 estudantes de 17 escolas públicas de Sobral.
O Pisa avalia a forma como estudantes de 15 anos aplicam as habilidades em Leitura, Matemática e Ciências para resolver problemas em situações da vida real. A avaliação fornece um raio-x sobre a educação, quando comparada aos melhores sistemas educacionais do mundo. Os resultados dos estudantes, que são anônimos, contribuem para o cálculo da média do município e as informações são utilizadas pela Secretaria da Educação para analisar o que está dando certo, em outros contextos escolares, e desenvolver novas políticas para que haja melhoria do setor.
Na programação do seminário, os participantes também visitam uma escola de cada modalidade de ensino da rede pública municipal. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, por meio do preenchimento de um formulário on-line. Ao final do seminário, todos os educadores recebem um certificado de participação. A inscrição pode ser feita no endereço: https://www.even3.com.br/seminariosobral37
Serviço
37º Seminário sobre a Educação de Sobral
Data: 27 e 28 de janeiro de 2022
Local: Auditório da Prefeitura de Sobral
[Rua Viriato de Medeiros, 1250 – Centro]