“Flurona” chega ao Ceará
Casos de infecção simultânea de Influenza e Covid-19 são registrados.
A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) já contabiliza pelo menos três casos de “flurona” — nome dado à coinfecção pelo vírus causador da gripe e o Sars-Cov-2, da Covid-19. Os diagnosticados são dois bebês de um ano e um homem de 52 anos. As crianças chegaram a ser internadas em unidades de saúde privadas, mas já receberam alta. Já o adulto cumpre isolamento domiciliar e vem sendo monitorado por uma equipe médica.
Os casos foram registrados nas duas últimas semanas de dezembro, em Fortaleza, segundo a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), vinculada à Sesa. Exames de sequenciamento genético deve apontar, nos próximos dias, por quais variantes do coronavírus e da Influenza eles foram infectados.
A virologista Luciana Costa, professora do Instituto de Microbiologia e do Laboratório de Genética e Imunologia das Infecções Virais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirma que se os dois vírus estiverem circulando ao mesmo tempo, é possível que o ser humano os contraia através das vias de transmissão aérea. Como esse é o cenário vivenciado atualmente no Brasil, o fato não deve ser considerado um evento raro.
Especialistas têm reafirmado que a melhor forma de se proteger dos dois patógenos é através da imunização.
Fonte: O povo