Hospital Regional Norte amplia oferta de exames de imagem
Com cobertura que abrange uma população estimada em 1,6 milhão de pessoas, dos 55 municípios integrantes da macrorregião Norte do Estado, HRN tem sido referência em diversos tipos de atendimento, ao longo dos anos.
A unidade de saúde, localizada em Sobral, já realiza exames para pacientes em atendimento de urgência e emergência; mas nos últimos meses de 2021, começou a ofertar exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética, de forma eletiva, para pacientes de toda a macrorregião. Com atendimento Terciário, que sãos os casos de média e alta complexidade, a estrutura conta é referência em pediatria, cirurgias torácicas, cirurgias vasculares e otorrinolaringologia.
Os exames são marcados pela Central de Regulação do Estado, conforme as solicitações dos municípios. Os pacientes devem procurar a unidade básica de saúde ou a secretaria municipal de Saúde para agendamento. A Rede de Saúde tem ofertado, em média, 25 ressonâncias e 35 tomografias, por semana.
A coordenadora médica do Apoio e Diagnóstico do HRN, Ana Cristina Santos de Paula Pessoa, explica que a oferta de exames é fundamental para a população da região. “Para que a população possa ter acesso a exames de imagem de maior complexidade, principalmente a ressonância, sem a necessidade de se deslocar para a Capital”.
Um exemplo de atendimento é o caso de Manuel Mota, empreendedor, de 39 anos, que teve como opção viável o serviço de saúde pública. Os médicos investigam uma enfermidade que causa dores no calcâneo do paciente, que é o maior osso do pé humano. Manuel procurou outro hospital terciário, com dores, e foi encaminhado para fazer a ressonância no HRN. “Tentei fazer o exame em uma clínica particular, mas não tinha para logo. Então, procurei a rede pública há cerca de 15 dias, e fui encaminhado para cá. É muito importante, porque é um lugar a mais para fazer os exames”, avalia.