Secretaria de Segurança divulga dados com queda em mortes por crimes violentos em 2021
O Ceará registrou uma diminuição das mortes por crimes violentos quando comparado 2021 a 2020. No ano passado, foram registrados 3.299 óbitos desse tipo, enquanto o ano anterior contabilizou 4.039 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) — totalizando 740 casos a menos.
É o segundo melhor resultado dos últimos 10 anos, conforme dados extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Os crimes desse tipo englobam homicídios dolosos/feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, em todo o território cearense.
De acordo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, o resultado positivo “é fruto de um aumento nas ações ostensivas da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e também nas investigações e prisões qualificadas realizadas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE)”, disse.
Ele destacou ainda o número positivo em comparação aos anos anteriores. “Tivemos em 2021, o segundo menor número de mortes violentas e isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma.
A SSPDS aponta ainda quesitos como valorização dos profissionais de segurança, fortalecimento da inteligência, aquisições de novos equipamentos, interiorização do trabalho especializado e um investimento de cerca de R$ 250 milhões, só em 2021, pelo Governo do Ceará como fatores importantes para o resultado.