Gripe e covid-19 preocupam governo e municípios

Compartilhe

Em reunião remota com os gestores municipais, nesta quarta-feira (5), o governador Camilo Santana alertou sobre os riscos da associação das duas doenças respiratórias.  

A reunião contou com quase 250 participantes municipais. Representaram Sobral, o chefe do gabinete da Prefeitura, David Duarte e a secretária municipal da Saúde, Regina Carvalho. O encontro contou, ainda, com a vice-governadora Izolda Cela e o secretário estadual da Saúde, Marcos Gadelha. Ao longo da conversa, Camilo Santana reforçou a importância da aplicação das duas doses da vacina contra a Covid-19, mas, especialmente, da dose de reforço (terceira dose). O gestor afirmou que o Governo do Estado irá enviar mais testes e kits antivirais aos municípios.

Durante o encontro com os representantes das prefeituras, foi apresentado o aumento na procura por atendimento em unidades de saúde em todo o Ceará. Os casos de internação por sintomas gripais tem aumentando rapidamente. Já os novos casos de Covid-19 vêm se apresentando de forma mais leve, segundo Camilo. O fato seria atribuído à vacinação, que diminui casos graves e, consequentemente, internações.

Ao final da reunião, entre as medidas emergenciais adotadas pelo Poder Público de Sobral, estão a convocação do Escritório de Crise Covid-19, para traçar estratégias de prevenção e atendimento à população, além da determinação do prefeito Ivo Gomes (PDT), sobre a criação do Centro de Triagem e Testagem Rápida de Síndromes Gripais, que irá funcionar no Hospital Dr. Alves, nos próximos dias. A orientação é que o município siga os novos protocolos e todas as recomendações das autoridades sanitárias.

Aumento dos casos de gripe alertam governo e municípios cearenses (Foto: ilustração)

O crescente relato de casos de gripe em Sobral tem deixado a Secretaria de Saúde do município em alerta. Tem sido comum a busca por esse tipo de atendimento médico, por conta dos sintomas apresentados; alguns parecidos com os da covid-19, como dores generalizadas, ânsia de vômito, calafrios, garganta irritada e tontura. Muita gente tem lotado os postos de saúde, além da UPA24h ao buscar por consulta, entre o final de dezembro, e essa primeira semana de janeiro, como constatado pela equipe de reportagem do Sistema de Comunicação Paraíso.

Junte-se a isso, o aumento nos casos de covid-19, não apenas no município, mas no Estado. A mobilização do governo, junto às prefeituras, se estende à população, que tem recebido informações por meio das redes sociais do governador, diariamente; além de outros meios de comunicação como rádios, jornais e os próprios dados fornecidos pelo IntegraSUS, disponibilizados na plataforma. O gestor busca uma mobilização mais efetiva, que possa prevenir e reverter o crescente aumento de casos, tanto de Covid-19, quando de Influenza A, no Estado.

Pacientes de Sobral têm procurado atendimento na UPA, com fortes sintomas gripais (Foto: Nildo Nascimento).

A partir de desta quinta-feira (6), o Estado passa a dotar novo decreto com medidas de prevenção. Entre elas, estão a suspensão dos eventos festivos de pré-Carnaval e Carnaval em locares públicos e o controle mais rígido no acesso a eventos festivos e sociais, só podendo ser realizados com a exigência de cumprimento dos protocolos sanitários, como o passaporte da vacina. No que se refere a festas de casamento, aniversários, formaturas e eventos corporativos, deverá ser reduzida, pelo prazo de 30 dias, a capacidade de ocupação para 500 pessoas, se realizados em ambientes abertos, e para 250 pessoas, no caso de ambientes fechados. Hoje, esse número é de 5.000 e 2.500 pessoas, respectivamente.

Camilo Santana também já informou que estão sendo ampliados os leitos de enfermaria e UTI para atendimento a pacientes com síndromes gripais na Rede Pública de Saúde, assim como a testagem.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content