Novo decreto estadual reduz capacidade de eventos e proíbe festas de carnaval

FOTO: CARLOS GIBAJA/GOV DO CEARA
Compartilhe

Em pronunciamento pelas redes sociais ontem (5), o governador Camilo Santana anunciou a suspensão de todos as festas de pré e carnaval no estado. No novo decreto, que começa a valer a partir de hoje (6), também foi estabelecido que eventos, como formaturas e aniversários, devem reduzir o número de pessoas para até 250 em ambientes fechados e 500 para ambientes abertos.

Durante a transmissão, o governador estava acompanhado do Secretário da Saúde, Marcos Gadelha, que também faz parte do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. A coordenação visa diminuir ainda a síndrome gripal e ampliar assistência para a prevenção. “Foi detectado um aumento das transmissões após as grandes festas, mediante dados que revelam um aumento preocupante dos casos em geral no Ceará. Os indicadores demonstram que precisamos estancar essa velocidade de transmissão” explicou Camilo.


Durante os próximos 30 dias, os eventos estarão autorizados com base no controle sanitário e com a exigência do passaporte de vacina. O anúncio foi feito após reuniões promovidas com a Prefeitura de Fortaleza e suas equipes de saúde na terça-feira (4), e mais duas promovidas nesta quarta-feira (5), com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, que reúne 25 entidades e órgãos cearenses, e com cerca de 150 prefeitos do Interior cearense, e seus respectivos secretários de saúde.


O governador ainda utilizou do pronunciamento para reforçar a importância da vacinação.
“Destacamos a importância das medidas de prevenção, principalmente quanto à atenção básica de saúde e quanto à vacinação, que ajuda muito a proteger a população. O Governo do Estado estará ao lado de todos os municípios, apoiando em tudo aquilo que for possível”.


Para assegurar a população, a Secretaria da Saúde do Ceará já está ampliando os leitos de enfermaria e UTI para atendimento a pacientes com síndrome gripal na rede pública estadual, assim como a ampliação da testagem.
“Registramos o crescimento de síndromes respiratórias agudas, que são casos de influenza que levam ao desconforto respiratório. Então, para as pessoas que procuram as unidades de saúde, é importante que se tenha o diagnóstico precoce, se síndrome gripal ou Covid, para serem logo tratados, medicados, e assim não progridam para uma internação. Para síndromes gripais, é importante que tenha o medicamento e que seja atendido nas primeiras 48 horas dos sintomas”, afirmou Marcos Gadelha.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content