Ceará tem presença de três facções brasileiras em seu território
De acordo com a pesquisadora, Stephanie Gimenez Stahlberg, o Ceará é um dos poucos estados brasileiros que têm “forte presença” das três facções brasileiras em seu território, Primeiro Comando da Capital (PCC), Comando Vermelho (CV) e Família do Norte (FDN), tudo isso por causa da sua localização geográfica, que é desejada e contestada por causa do Porto do Pecém, na Grande Fortaleza. O porto tem a menor distância de viagem entre o Brasil e a Europa e Estados Unidos.
“Além das três grandes facções, o Ceará ainda tem a facção local Guardiões do Estado, e este cenário de competição entre várias facções gera índices de violência mais alto”, disse Stephanie. Segundo ela, a presença desses grupos criminosos incrementa a taxa de homicídios em 5 pontos, o que equivale a 459 mais homicídios por ano.
Em estudo intitulado “The Dark Side of Competition: Organized Crime and Violence in Brazil (O lado escuro da competição: crime organizado e violência no Brasil)”, a pesquisadora trata das origens das três maiores organizações criminosas brasileiras.
Fonte: G1 Ceará