Sesc Ceará abre credenciamento de artistas e profissionais de arte e cultura

Compartilhe

O edital, aguardado por artistas que moram em Sobral, contempla diversas expressões.

Com o propósito de estimular a formação de plateia e movimentar os artistas e toda a cadeia produtiva que envolve a arte e a cultura no Estado, o Sesc Ceará lança o edital para credenciamento de artistas e profissionais da área para ações virtuais, presenciais ou híbridas, durante este ano. O chamamento público, iniciado no último dia 5, pretende selecionar artistas ou grupos, em todas as suas manifestações e linguagens artísticas. As inscrições, gratuitas, seguirão até o dia 20 deste mês, por meio do site do Sesc Ceará. O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro.

Entre as linguagens contempladas no edital estão o Teatro, a Dança, Circo, Música, Audiovisual, Artes Visuais, Literatura e Expressões Culturais da Tradição; podendo ser cadastradas nas categorias apresentação (que abrange espetáculos cênicos, shows musicais, lançamentos de publicações, exposições, leituras dramáticas, performances, narração de estórias, declamações, saraus poéticos, entre outros); e ações formativas (que consiste em propostas que promovam o conhecimento em diferentes campos da arte e da cultura, tais como cursos, oficinas, palestras, workshops, mediações, entre outros).

Cris Cysne e a exposição “O Entre”, apresentada no final do ano passado (Foto: acervo pessoal da artista).

As inscrições poderão ser feitas por pessoas física ou jurídica (incluindo MEI), somente pela internet, por meio do preenchimento de ficha on-line, disponível no endereço eletrônico https://eventos.sesc-ce.com.br/inscricao. Para melhor desempenho no sistema de inscrição, a instituição recomenda a utilização dos navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome. A seleção dos trabalhos passa por um processo de análise e curadoria das propostas, seguindo os termos de habilitação do edital e a política cultural do Sesc.

Com vigência de até 12 meses, podem fazer o credenciamento grupos e artistas de todo o País. Um mesmo usuário poderá cadastrar vários grupos e cada grupo pode ter várias propostas inscritas, mas cada inscrição terá o seu respectivo número de protocolo. As ações acontecerão no Estado do Ceará, conforme a demanda, e em diversos períodos durante o ano.

Para a multiartista, Cris Cysne, que mora na Serra da Meruoca e utiliza elementos da natureza em seus trabalhos, esses editais são fundamentais para a manutenção da vida do artista. “Eles geram renda, geram trabalho e conhecimento para o artista e para a sociedade. Nesse momento de pandemia, creio que as pessoas estão precisando de arte, pois o ser humano é um ser sensível. A gente precisa de arte, muito mais do que nós achamos que precisamos”, destaca Cris, que participou do edital, ano passado, com a exposição “O Entre”. E Cris Cysne reforça. “Essa renda gerada traz mais dignidade ao artista, além da possibilidade de priorizar os representantes de cada região, que fazem arte, desse lugar, e falam daqui”, finaliza.

Sesc abre espaço para novas participações (Foto: acervo pessoal da artista Cris Cysne).

A exposição “O Entre” teve sua primeira edição em 2019, contemplada com o edital da Casada da Cultura de Sobral. No ano passado, foi a vez de participar do edital do Sesc. Segundo Cris Cysne, a proposta fala sobre conexão. “É o que conecta o ser humano às coisas que são importantes a ele. Os ciclos do universo com nossos ciclos internos, quanto humanidade. Qual o fio que costura toda a nossa história ancestral até estarmos aqui”, define e finaliza. “As obras são mandalas permeadas por cipós e linhas, que conectam cada obra, formando uma grande mandala”. A exposição foi apresentada no Centro Universitário Uninta, além do acompanhamento, por meio das redes sociais do ateliê de Cris.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content