Sesc Ceará abre credenciamento de artistas e profissionais de arte e cultura
O edital, aguardado por artistas que moram em Sobral, contempla diversas expressões.
Com o propósito de estimular a formação de plateia e movimentar os artistas e toda a cadeia produtiva que envolve a arte e a cultura no Estado, o Sesc Ceará lança o edital para credenciamento de artistas e profissionais da área para ações virtuais, presenciais ou híbridas, durante este ano. O chamamento público, iniciado no último dia 5, pretende selecionar artistas ou grupos, em todas as suas manifestações e linguagens artísticas. As inscrições, gratuitas, seguirão até o dia 20 deste mês, por meio do site do Sesc Ceará. O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro.
Entre as linguagens contempladas no edital estão o Teatro, a Dança, Circo, Música, Audiovisual, Artes Visuais, Literatura e Expressões Culturais da Tradição; podendo ser cadastradas nas categorias apresentação (que abrange espetáculos cênicos, shows musicais, lançamentos de publicações, exposições, leituras dramáticas, performances, narração de estórias, declamações, saraus poéticos, entre outros); e ações formativas (que consiste em propostas que promovam o conhecimento em diferentes campos da arte e da cultura, tais como cursos, oficinas, palestras, workshops, mediações, entre outros).
As inscrições poderão ser feitas por pessoas física ou jurídica (incluindo MEI), somente pela internet, por meio do preenchimento de ficha on-line, disponível no endereço eletrônico https://eventos.sesc-ce.com.br/inscricao. Para melhor desempenho no sistema de inscrição, a instituição recomenda a utilização dos navegadores Mozilla Firefox ou Google Chrome. A seleção dos trabalhos passa por um processo de análise e curadoria das propostas, seguindo os termos de habilitação do edital e a política cultural do Sesc.
Com vigência de até 12 meses, podem fazer o credenciamento grupos e artistas de todo o País. Um mesmo usuário poderá cadastrar vários grupos e cada grupo pode ter várias propostas inscritas, mas cada inscrição terá o seu respectivo número de protocolo. As ações acontecerão no Estado do Ceará, conforme a demanda, e em diversos períodos durante o ano.
Para a multiartista, Cris Cysne, que mora na Serra da Meruoca e utiliza elementos da natureza em seus trabalhos, esses editais são fundamentais para a manutenção da vida do artista. “Eles geram renda, geram trabalho e conhecimento para o artista e para a sociedade. Nesse momento de pandemia, creio que as pessoas estão precisando de arte, pois o ser humano é um ser sensível. A gente precisa de arte, muito mais do que nós achamos que precisamos”, destaca Cris, que participou do edital, ano passado, com a exposição “O Entre”. E Cris Cysne reforça. “Essa renda gerada traz mais dignidade ao artista, além da possibilidade de priorizar os representantes de cada região, que fazem arte, desse lugar, e falam daqui”, finaliza.
A exposição “O Entre” teve sua primeira edição em 2019, contemplada com o edital da Casada da Cultura de Sobral. No ano passado, foi a vez de participar do edital do Sesc. Segundo Cris Cysne, a proposta fala sobre conexão. “É o que conecta o ser humano às coisas que são importantes a ele. Os ciclos do universo com nossos ciclos internos, quanto humanidade. Qual o fio que costura toda a nossa história ancestral até estarmos aqui”, define e finaliza. “As obras são mandalas permeadas por cipós e linhas, que conectam cada obra, formando uma grande mandala”. A exposição foi apresentada no Centro Universitário Uninta, além do acompanhamento, por meio das redes sociais do ateliê de Cris.