Mais de 150 milhões de brasileiros são vítimas de golpes virtuais

Compartilhe

Criminosos passaram a renovar suas estratégias.

Os golpes praticados via aparelhos eletrônicos tiveram um aumento nas últimas semanas. De acordo com o Serasa Experian, a cada oito segundos, um brasileiro sofre uma tentativa de fraude.


Por meio de perfis falsos, sms e marketing, são cada vez mais comuns os casos de golpistas que exploram os meios virtuais para cometerem crimes. Como forma de prevenção para que não aconteçam mais casos, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.155/21, que amplia penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets.


Recentemente, o Jornalista Leew Vasconcelos, foi alvo de uma ação de hacker ao seu perfil do Instagram. É difícil não conhecer alguém que nunca tenha sofrido danos de exposição de dados via celular. A estimativa é do dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança da PSafe, é de que em 2021 mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes virtuais.


De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes utilizando o Pix estão acontecendo por meio de clonagem do usuário e, em seguida, com acesso a agenda de contatos, é aplicado o golpe em pessoas próximas.

MODUS OPERANDI DA QUADRILHA:

✔️ Um amigo chama por Direct (na verdade não é amigo e sim a quadrilha, que já está na posse do Instagram do seu amigo).

✔️ O amigo fala que comprou um curso on-line e não está conseguindo acessar. Pede ajuda para abrir o link do curso (eles podem falar outra coisa, como precisar mudar a senha do insta e não estar conseguindo… mas pedem para você encaminhar um link).

✔️ A quadrilha (se passando por seu amigo ou familiar) avisa que você vai receber o link por SMS.

✔️ Você recebe o link por SMS e encaminha para seu amigo “acessar o curso ou sua nova senha do Instagram” e é nesse momento que a quadrilha rouba, também, o seu Instagram.

✔️ Em alguns minutos, começam a anunciar celulares, televisão, relógios e outros eletrodomésticos e eletroeletrônicos e fazer falsas vendas para os seus seguidores, se passando por você. E além de roubar o Instagram, tiram o dinheiro de pessoas, de forma desonesta, pois não existem mercadorias.

✔️ Além da venda falsa, usam o seu Instagram para roubar outros perfis de Instagram, de seus amigos.


Com a alta nos crimes cibernéticos, confira a lista de como não sofrer com esse tipo de ataque virtual:
1 – Confira sempre o endereço do site;
2 – Não clique em links sem saber da procedência;
3 – Use código de segurança nas redes sociais;
4 – Sempre faça uso de antivírus;
5- Nunca envie códigos recebidos por SMS para estranhos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content