Sesi e Sesc ampliam locais de testes gratuitos para covid-19
A medida tenta atender ao aumento da demanda por exames no Ceará.
O Ceará já conta com mais oito Centros de Testagem gratuita para Covid-19. A quantidade de equipamentos já havia sido dobrada no início deste mês, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Agora, o número de locais para os exames é ampliado de 12 para 20, numa parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).
Além de Fortaleza, os novos CTs já passam a funcionar em unidades do Sesc, nos municípios de Ibiapina, na Serra da Ibiapaba; no Crato; Crateús; Iguatu; Quixeramobim; Aracati e São Gonçalo do Amarante. O serviço funciona por agendamento na plataforma Saúde Digital.
A ampliação da testagem, sobretudo de quem está sintomático, é uma das medidas necessárias para frear o avanço da doença. Neste início de ano, a positividade de casos vem crescendo em decorrência da transmissão da variante Ômicron e, simultaneamente, de epidemia de influenza. A H3N2, por exemplo, é uma síndrome gripal com sintomas que se confundem com os da Covid-19. A situação tem gerado aumento na procura por exames e lotação nos postos de saúde.
Para agendar o teste gratuito de Covid-19 é necessário se cadastrar na plataforma Saúde Digital, na opção Testagem CT Rede Sesi/Sesc. O agendamento estará liberado às segundas e quintas-feiras para os dias subsequentes. Após o registro completo e validado por e-mail, o paciente escolhe o endereço e marca o dia e horário do teste.