Covid-19: sexta-feira é dia de mutirão de vacina em Sobral
Por conta do crescente número de casos de covid-19, o município acelera o atendimento à demanda por vacinas infantis.
A vacinação é voltada à crianças de 10 e 11 anos e de 5 a 11 anos, com deficiência, em locais estratégicos da cidade. Desde às 8h30, a vacinação vem sendo realizada no Centro de Educação a Distância (CED). De 16h às 19h, o atendimento será nas escolas Carlos Jereissati, José da Matta, José Parente Prado, Yedda Frota, Trajano de Medeiros e no Centro de Saúde da Família Nova Caiçara. O atendimento será realizado até às 20h.
Para terem acesso ao atendimento, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, portando documentos, cartão do SUS e comprovante de cadastro no VacinaSol. Em Sobral, a vacinação infantil iniciou na última terça-feira (18). A primeira dose já foi aplicada em mais de 650 crianças, da sede e distritos. O imunizante da Pfizer pediátrica é de 0,2 ml, com intervalo de oito semanas da primeira para a segunda dose.
O Poder Público, por meio de suas mídias sociais, tem esclarecido dúvidas da população sobre a vacinação infantil. Uma delas tem sido a impossibilidade de cadastro da criança. Quando isso ocorre, as pessoas têm sido orientadas a buscar informações nos postos de saúde dos bairros. A corrida à vacinação de crianças no município pretende diminuir o impacto das infecções de covid-19, quando a Secretaria de Saúde registra 241 novos casos, conforme o último boletim epidemiológico, divulgado às 17h30, dessa quinta-feira (20). Os dados serão atualizados no final da tarde de hoje (21).
De acordo com informações do IntegraSUS, a taxa de ocupação hospitalar por UTI no município tem sido de 100%. Nas enfermarias, o registro é de 66,67%. Dez pacientes aguardam por transferência hospitalar para enfermarias. Quanto aos números relacionados à vacinação, 86,4% da população foi atendida. O município já disponibilizou 408.772 doses, segundo dados divulgados pelo Vacinômetro.
Por conta dos casos registrados, tanto de covid-19, quanto de gripe, a Secretaria de Educação de Sobral resolveu remarcar o início das aulas no município. Aguardado para iniciar no próximo dia 24, o ano letivo de 2022, da rede pública municipal de ensino, foi adiado, com previsão que tenha início no dia 1° de fevereiro, segundo o decreto municipal nº 2.850, de 15 de janeiro de 2022. Assim, ficam suspensas, ainda, as aulas presenciais nas escolas da rede privada de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, compreendendo os dias 17 a 21 de janeiro, quando as escolas poderão adotar o ensino remoto.