É obrigatório o uso de máscaras N95 no Ceará a partir de hoje
A obrigatoriedade de máscaras do tipo N95 (ou PFF2) para trabalhadores de serviços essenciais no Ceará começa a valer nesta segunda-feira, 24. Funcionários que lidam com o público em estabelecimentos como farmácias, supermercados e escolas precisam obedecer à medida. Aqueles voltados à parte administrativa estão, por ora, dispensados da obrigatoriedade do modelo, mas devem seguir usando proteção facial contra infecção por Covid-19.
Após anúncio da nova medida pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), os estabelecimentos tiveram períodos de uma semana para adaptação, entre os dias 17 e 23 deste mês. As máscaras do tipo N95 e PFF2 são consideradas pelos especialistas como as mais seguras na prevenção contra a infecção por Covid-19 e outros vírus respiratórios.
Nos supermercados, os trabalhadores receberão as máscaras de seus empregadores.
Antônio Sales, secretário-executivo da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), explica que as redes comerciais estão se unindo para efetuar a compra conjunta e conseguir um preço melhor com os fornecedores.
“Esse é mais um custo adicional desde o início da pandemia, pois as máscaras são mais caras que as usadas atualmente”, aponta. Ele ressalta que os equipamentos de proteção estão com preço maior e em escassez no mercado local, devido à demanda.
Fonte: O Povo