Inverno: bombeiros alertam sobre perigo de choque por meio de raios

Compartilhe

A grande incidência desse tipo de fenômeno, que aumenta, ao longo do período de chuvas, sempre chama a atenção para que a população redobre os cuidados

Com o registro da queda de pouco mais de 13.500 raios, este mês, o Ceará segue em alerta sobre esse tipo de fenômeno, ao longo do inverno. O dado faz parte do levantamento feito pela Enel Distribuição Ceará, que capta as descargas elétricas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta. De acordo com a empresa, Cariri, Sertão de Crateús e Centro-Sul são as macrorregiões mais atingidas este ano.

Em 2021, o sistema contabilizou um total de 97.795 raios no Estado. Uma das ocorrências foi na cidade do Cedro. No município de Hidrolândia, a chuva com ventos fortes chegou a alagar ruas e destelhar casa. Dentre as macrorregiões mais afetadas, o Cariri tem liderado os registros, com um total de 2.979 raios; seguido pelo Sertão de Crateús (2.224) e Centro-Sul (1.894).

Região do Cariri está entre as com maior ocorrência de raios no Estado (Foto: divulgação).

O maior número de descargas atmosféricas, deste ano, ocorreu no dia 11 de janeiro, contabilizando um total de 5.333 raios, seguido pelo dia 1º (2.706 raios) e pelo dia 5 (1.848 raios). O fenômeno chama a atenção do Corpo de Bombeiros Militar, que lançou um alerta para o perigo dessas descarga. Com a incidência de raios durante eventos assim, o CBMCE orienta a população com dicas de segurança para redobrar os cuidados durante os temporais, seja dentro ou fora de casa.

De acordo com Corpo de Bombeiros, o primeiro alerta é para a população evitar locais abertos e descampados, como campos de futebol, praias e estacionamentos. Além disso, deve-se evitar proximidade a cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e outras estruturas metálicas que possam atuar como condutoras da descarga elétrica.

O CBMCE informa que não é recomendável abrigar-se sob árvores. Em casos de chuvas intensas, as pessoas também são orientadas a evitar locais como praias, açudes, piscinas. Mesmo dentro de casa, a população também deve ter cuidados redobrados. Durante ocorrências desse tipo, as pessoas devem manter distância de janelas, canos, portas e outros materiais metálicos, além disso a população é orientada, também, a afastar-se de tomadas. Os bombeiros ressaltam ainda que nunca sejam utilizados equipamentos ou eletrodomésticos plugados na tomada, como aparelhos celulares e computadores.

Raios trazem riscos à população (Foto: divulgação).

Quanto aos aparelhos celulares, a recomendação é que sejam desligados das tomadas após serem utilizados. Por fim, os Bombeiros reforçam que a população não deve utilizar equipamentos não-homologados e sem certificações de segurança, como carregadores falsificados. Outra orientação importante é nunca dormir com os aparelhos sob o travesseiro.

Outra orientação é que a vítima de descarga elétrica nunca seja tocada diretamente. No momento do incidente, a chave geral da energia deve ser desligada. Caso o interruptor não seja localizado, recomenda-se procurar um pedaço de madeira ou qualquer material não-condutor de eletricidade para que a vítima seja afastada da fonte de energia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente, por meio do telefone 192.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content