Covid-19: unidades do Detran recebem higienização no Ceará
O aumento de casos confirmados da doença, além da busca por atendimento às síndromes gripais, têm alertado ao órgão, quanto ao cuidado redobrado no atendimento presencial.
Para conter as infecções de covid-19 durante os atendimentos presenciais, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) tem realizado a sanitização das unidades de atendimento ao público, localizadas, tanto em Fortaleza, como no interior do Estado. A ação busca evitar a proliferação do coronavírus e da Influenza (H3N2), durante a demanda diária na sede do órgão, no bairro Maraponga (Capital) e nas demais regionais e postos em todo o Ceará.
Todos os setores das unidades, como áreas de atendimento do setor de habilitação, salas de exames teóricos (legislação), veículos utilizados para exames práticos, área de vistoria e demais espaços com serviços ao usuário, assim como setores internos, estão passando pelo processo de higienização.
O Detran reforça que os atendimentos nas unidades são realizados, por meio de agendamento, pelo site oficial do órgão (www.detran.ce.gov.br) e seguem todos os protocolos sanitários exigidos pelo Poder Público Estadual. Também é obrigatória, por parte de servidores, colaboradores e usuários, a apresentação do comprovante de vacinação, bem como o distanciamento social necessário, além do uso de álcool em gel em todos os ambientes.
A ação de higienização das unidades de atendimento do órgão se justifica pela explosão de casos de crises respiratórias que o Estado tem relatado. De acordo com dados coletados pelo IntegraSUS, os indicadores do mais recente Boletim Epidemiológico, que vai de 1º a 23 de janeiro, apontam que o Ceará contabiliza 2.741.454 casos notificados de covid-19; além de 1.032.651 casos confirmados e 3.245.509 exames realizados. Desde o início da pandemia, em março de 2020, foram perdidas para a doença 25.039 vidas no Ceará.