Hemoce reduz tempo de doação para quem teve covid-19

Compartilhe

O voluntário que teve a infecção, já pode doar, após 10 dias de recuperação; antes, era um mês.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) adotou novos critérios para a doação de sangue de voluntários que tiveram Covid-19. Agora, pessoas com suspeita ou que testaram positivo para a doença podem realizar sua doação após dez dias da completa recuperação. Antes, os doadores tinham de aguardar 30 dias. A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do Brasil.

A medida pode ajudar a ampliar a captação de doadores (Foto: divulgação/ Hemoce).

A mudança vem em um momento de preocupação, no que diz respeito à coleta, e pretende atender aos hemocentros do Brasil, que, em meio à pandemia de Covid-19 e ao surto de síndromes gripais que o País atravessa, viram seus estoques diminuírem. Nos primeiros dias de janeiro, o Hemoce teve uma redução de, aproximadamente, 40% nas doações de sangue, em comparação ao mesmo período do mês anterior.

De acordo com Denise Brunetta, diretora de Hemoterapia do Hemoce, “hoje, temos muito mais dados sobre a segurança da doação e transfusão de sangue durante a pandemia. A alteração dos prazos de inaptidão dos doadores que tiveram Covid-19 ou contato com pessoas suspeitas permite que mais voluntários possam se candidatar à doação, e que o Hemoce consiga manter seu estoque seguro para o atendimento de todos os pacientes do Ceará”, destaca.

Foto: divulgação.

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do Hemocentro, que recebe os doadores, com hora marcada, para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada cidade. No interior cearense, os volunt´ários podem doar nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content