Sobral: pessoas em situação de rua passam a receber refeições

Compartilhe

A entrega diária de marmitas é feita pelo Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, o Centro Pop.

Cerca de 40 refeições são oferecidas diariamente no almoço. Além de alimentação, o Centro Pop oferece banho, acompanhamento psicossocial por equipe multiprofissional, assistência sociojurídica, atividades socioeducativas e recreativas, encaminhamentos para políticas de saúde e documentação, dentre outros serviços. Uma equipe de abordagem social realiza trabalho de busca ativa, na rua, oferecendo apoio também aos usuários que não frequentam o serviço e articulando ações, quando necessário.

As marmitas são entregues por uma empresa terceirizada (Foto: divulgação).

A ação social tem orientação do Núcleo da Segurança Alimentar e Nutricional da Coordenadoria da Assistência Social, ligada à Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas). A oferta das refeições de forma individual é feita por uma empresa terceirizada. O objetivo é melhorar a distribuição e evitar aglomerações na entrega, diminuindo assim os riscos de contágio pelo coronavírus. As refeições oferecidas levam em conta o valor nutricional, com opções que contemplam proteínas e saladas.

A medida também visa facilitar a logística de distribuição, já que a unidade funciona, provisoriamente, no espaço do antigo Restaurante Popular, enquanto fica pronta a sede do Centro Pop, que passa por uma requalificação. Outras unidades da Sedhas, tais como os Acolhimentos Institucionais para Pessoas em Situação de Rua e o Acolhimento de Crianças e Adolescentes também recebem as refeições em marmitas. afirma Brígida Lima, gerente de Proteção Social Especial.

Localizado na Avenida Dom José, no Centro de Sobral, o Centro Pop passa por reformas. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, a obra contempla a substituição do piso cerâmico por piso industrial, a substituição de portas e janelas, revisão das instalações elétricas e hidráulicas e revitalização da fachada. Parte da construção está sendo preparada para instalação de uma pousada social, com frente e fachada próprias, com entrada individual (Rua Estanislau Frota). A unidade, que deverá atender a 50 idosos, teve sua inauguração prevista para o dia 21 de dezembro do ano passado, mas ainda segue em obras.

O espaço faz falta à cidade, por ter um forte apelo no que se refere a ações sociais voltadas às famílias de baixa renda. Segundo Brígida Lima, gerente de Proteção Social Especial do Centro, “o serviço tem uma importância para um público que ainda não se entende como sujeito de direito. Por isto, além dos serviços diários, a unidade tem a grande responsabilidade de ajudar na organização e no acesso às políticas públicas de saúde, de documentação, dentre outras”, explica.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content