Artesãos de Sobral realizam dois dias de bazar
A movimentação tenta apoiar as atividades de arte e cultura, além do complemento à agricultura familiar
Para incrementar as vendas e dar suporte a quem conta com o artesanato para reforçar a renda familiar, a Casa da Economia Solidária se mobiliza para a montagem de um bazar, nos dias 3 e 4 de fevereiro, das 8h às 17h. No local, serão comercializados produtos como suporte para pratos, bolsas, cestos, tapetes, suporte de panela, chapéus, mandalas de palha, trabalhos em crochê e bonecos de amigurumi, uma técnica japonesa que cria pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. Todos os produtos têm, até 50% de desconto.
As peças são produzidas por artesãos atendidos pela Casa da Economia Solidária da sede do município e do distrito de Aracatiaçu. O lucro a ser obtido pelas vendas será integralmente revertido aos produtores das peças, participantes, dos grupos produtivos do equipamento. O ponto de apoio de Aracatiaçu foi inaugurado em setembro do ano passado, como espaço de comercialização de artesanato e qualificação para os artesãos inseridos no contexto da agricultura familiar. O distrito é pródigo na produção de artesanato em palha, tão característico da região.
De acordo com a Central de Artesanato do Ceará (CeArt), o município conta com 469 artesãos e uma associação cadastrados. O trançado de palha de carnaúba é a técnica que predomina no artesanato local e, por meio da emissão de identidades artesanais, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios, como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos, a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas e a participação em feiras nacionais e internacionais com o apoio da CeArt.
Segundo a Central de Artesanato do Ceará, cerca de 35 mil artesãos e entidades artesanais estão cadastrados e 86 entidades artesanais ativas. De 2015 a agosto de 2021, 28.012 artesãos participaram de capacitações para o fortalecimento do artesanato e assessoramento técnico de melhoria da qualidade artesanal. No mesmo período, a CeArt já intermediou a comercialização de 387.145 peças artesanais, movimentando mais de R$ 11 milhões em vendas. Aqui em Sobral, a Casa da Economia Solidária está localizada na Rua Coronel Rangel, 194, Centro, nas imediações da Praça de Cuba.