Curso de Medicina Uninta Itapipoca investe na excelência profissional por meio da internacionalização
Discussões de casos clínicos em inglês, bolsas de pesquisa básica e clínica e módulos de Gestão em Saúde e de Medicina de Emergência a partir do primeiro semestre estão entre os diferenciais do curso de Medicina do Uninta – Campus Itapipoca.
Prestes a iniciar seu terceiro semestre de funcionamento, o curso de Medicina do campus Uninta – Itapipoca é superlativo, também, na proposta pedagógica e em seus diferenciais. Com abordagem educacional focada na formação Médica com preocupação humanística, o curso propõe capacitar Médicos com habilidades de gestão e vivências profissionais que os habilitem ao exercício da Medicina nos maiores centros de excelência Médica no mundo, sempre renovando seus conteúdos de forma a trazer conhecimento atualizado e que gere diferenciação profissional.
Como exemplo da atenção às demandas do mercado, a identificação de uma necessidade imposta pela pandemia inspirou o curso a inserir em sua grade curricular módulo de Medicina de Emergência. É o que explica o Prof. Dr. Luiz Derwal Salles Junior, Médico e coordenador do curso: “A pandemia evidenciou a fragilidade atual na formação de Médicos para o enfrentamento de situações de alta complexidade e gravidade.
Por este motivo, nosso curso incluiu módulos de urgência e emergência do primeiro ao décimo segundo semestre da graduação, utilizando laboratórios próprios e ultra-avançados que permitem a simulação de situações clínicas, em atividades eminentemente práticas.”
As parcerias também são um ponto forte na região de influência do município de Itapipoca, com exclusividade no acesso a hospitais e rede local de atenção básica em saúde. Os acadêmicos contam com práticas nos campos de estágio, simulando situações e vivências da profissão, já a partir do primeiro semestre. Ao todo são mais de 300 leitos e as mais variadas especialidades profissionais com atendimentos acompanhados de perto pelos acadêmicos.
A pesquisa, outro ponto forte do curso, também aproxima bolsistas de Pesquisa Básica e Pesquisa Clínica, a partir do primeiro período, de professores pós-doutores que são referências em publicações nas suas áreas. As iniciativas e linhas de pesquisa buscam fomentar um mestrado em Medicina, consolidando o campus como um centro de ensino médico de excelência e relevância nacional.
(*)Informações Assessoria de Comunicação do Uninta
G.L