Procura por atendimento de técnicos em TI aumenta em 142%, revela pesquisa
O levantamento revela que os setores bancários, varejo e tecnologia foram os que mais procuraram os serviços de profissionais de TI.
Com a pandemia, algumas perspectivas no mercado de trabalho foram alteradas, principalmente nas grandes companhias que priorizaram o trabalho híbrido. Nesses players, 90% dos trabalhadores em home office precisam de mais suporte de equipes de TI. Até por conta disso, o número de chamados para a realização da manutenção em equipamentos como computadores, notebooks e infraestrutura da operação nas empresas brasileiras aumentou em 142% no ano de 2021 em relação ao ano anterior.
Os dados foram coletados pela FindUP, startup especializada em suporte de TI, com base na quantidade de solicitações realizadas por 252 empresas brasileiras no período, distribuídas nos segmentos de bancos, varejo, tecnologia, saúde, alimentos, aviação, automotivo e de serviços.
O levantamento revela ainda que a quantidade de serviços realizados em computadores praticamente quadruplicou em relação ao ano anterior. Segundo Fábio Freire, CEO da startup, a hipótese que justifica tal crescimento é a volta acelerada às atividades presenciais. Mais equipamentos foram instalados nos locais de trabalho, além de que os dispositivos foram mais sobrecarregados nesse período, logo necessitam de mais manutenção.
(*) Informações Revista Exame
G.L