Sob as exigências do Novo Decreto estadual, Sobral tem volta às aulas tranquila
O ensino público municipal, que tinha previsão de iniciar o ano letivo dia 24 de janeiro, devido ao aumento de casos de covid-19, foi adiada para o dia 31.
O ano letivo 2022, começou em Sobral, sem ocorrências ou resistência com relação à vacinação ou outras exigências de cumprimento aos protocolos de distanciamento social. Algumas escolas particulares como Luciano Feijão e Colégio José Romão, a volta às aulas começou a partir da segunda quinzena de janeiro. De acordo as duas escolas tudo ocorreu tranquilamente.
As aulas do ensino público municipal e estadual começaram a partir do dia 31 de janeiro. O ensino público municipal, que tinha previsão de iniciar o ano letivo dia 24 de janeiro, devido ao aumento de casos de covid-19, foi adiada para o dia 31. De acordo com a Secretaria de Educação o Ensino Infantil teve início nessa segunda-feira e o Ensino fundamental nesta terça-feira (1/2). O Ensino Médio estadual também teve início dia primeiro de fevereiro. A Secretaria de Educação informou ainda que o prefeito de Sobral publicará nesta terça-feira, comunicado sobre o início das aulas.
O Portal Paraíso entrou em contato com duas escolas estaduais que, de acordo com suas diretoras, o início das aulas foi também tranquilo. Larisse Ponte diretora da Escola Mons. José Gerardo Ferreira Gomes, disse que a orientação, conforme o Decreto 14 do governo estadual, é que não seja negada matrícula, caso algum aluno não esteja em dia com a vacina. Depois de matriculado o aluno terá um prazo de 30 dias para atualizar sua situação vacinal.
“Os professores ou outros funcionários e pessoas, maiores de 18 anos, que adentrarem à escola, obrigatoriamente têm que ter tomado as três doses da vacina” disse Larisse Ponte, diretora da Escola Mons. José Gerardo Ferreira Gomes. Ainda de acordo com a diretora, na escola apenas um aluno não estava em dia com a vacina. Depois de realizar a matrícula o aluno foi orientado a atualizar sua situação.
A diretora da Escola Luís Felipe, Maria Marly Lima, disse que a escola não teve registro de alunos não vacinados. “Graças a Deus os pais estão entendendo quando a gente pede o cartão de vacina. A nossa expectativa é de um ano muito bom e que a gente consiga resgatar tudo que foi perdido ao longo da pandemia” disse Marly Lima.
De acordo com o aluno Pedro Ítalo que cursa o 3º ano do Ensino Médio na Escola Luís Felipe, disse que “com a volta das aulas presenciais a escola está tendo os cuidados com os cuidados sanitários para segurança dos alunos e funcionários”.