Facebook tem perda de usuários ativos diários pela primeira vez
Meta indicou em relatório que a receita do primeiro trimestre de 2022 deverá ficar abaixo das expectativas de analistas.
As ações da Meta, controladora do Facebook, despencaram depois que a empresa divulgou resultados financeiros e previsões de desempenho mais fraco nos próximos meses. A rede social perdeu cerca de 500 mil usuários ativos diários ao redor do mundo no último trimestre de 2021, com 1,929 bilhão de pessoas utilizando o aplicativo. Nos três meses anteriores, esse número foi de 1,930 bilhão. Foi a primeira queda de usuários diários de história da empresa, lançada em 2004.
O maior prejuízo no número de usuários ativos diariamente ocorreu na África e na América Latina, com uma queda menos expressiva nos EUA e Canadá. Por outro lado, Europa e Ásia cresceram. Já o número de usuários ativos mensais ficou em 2,91 bilhões no quarto trimestre, sem crescimento na comparação com o trimestre anterior.
A gigante de tecnologia de 18 anos, que também enfrenta pressão de plataformas como o TikTok e o YouTube do Google, disse esperar um crescimento lento da receita no próximo trimestre.
A Meta indicou que a receita do primeiro trimestre de 2022 deverá ficar abaixo das expectativas de analistas. A previsão da companhia é que o faturamento de janeiro a março seja de US$ 27 bilhões a US$ 29 bilhões. Analistas esperavam faturamento de US$ 30,15 bilhões, segundo dados da Refinitiv.
A empresa teve receita de US$ 33,67 bilhões no 4º trimestre, contra US$ 28,07 bilhões no mesmo período do ano anterior. Após divulgação do documento, as da Meta ações caíram mais de 20% nas negociações no after-market desta quarta-feira (2) na bolsa de Nova York.
Um dos motivos para a previsão abaixo do esperado é a alteração feita pela Apple para melhorar a privacidade de usuários do iOS, o que, na avaliação do Facebook, prejudica negócios de publicidade digital.
As mudanças promovidas pela Apple em seu sistema operacional dão aos usuários meios de controlar permissões de monitoramento de seu comportamento online, dificultando para os anunciantes conhecerem seu mercado e desenvolverem novos produtos.