Obra da Ponte Estaiada segue acelerada
A obra vai interligar o Centro de Sobral ao Bairro Dom Expedito.
O canteiro de obras da Ponte Estaiada, importante equipamento que interligará as duas margens do Rio Acaraú, na altura do Largo das Dores, recebe, nesta sexta-feira (4), a visita técnica do ministro do Turismo de Sobral, Gilson Machado Neto. A Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) segue avançando nas obras da estrutura que ligará o bairro Dom Expedito ao Centro. As obras da nova ponte possuem investimento de cerca de R$ 6 milhões, com recursos federais e do tesouro municipal. Parte desse recurso foi captado pelo deputado federal Moses Rodrigues (MDB), por meio de emenda parlamentar. A previsão de entrega é para o primeiro trimestre deste ano.
Segundo o fiscal da obra, Yan Frota, “atualmente, o projeto se encontra na fase de escoramento metálico da plataforma e na finalização da concretagem dos pilares centrais. A conclusão de toda a estrutura de concreto será realizada com a chegada até a outra margem do rio”, avalia.
A ponte possui três bases de sustentação e terá dois pilares centrais, construídos em concreto armado e cabos de aço, que irão ligar os pilares à base e à plataforma. A passarela terá 112 metros de extensão e será de uso exclusivo para ciclistas e pedestres.
O projeto inclui, também, um plano de mobilidade no entorno da obra, que facilitará a locomoção e integração entre as duas margens do Rio Acaraú. A Seinfra informa que as pontes estaiadas, principal recurso empregado no cruzamento de rios e canais, exigem um número menor de cabos fixados aos pilares, diferentes das pontes pênseis ou suspensas, que exigem cabos suspensos por toda a plataforma da estrutura. “Elas também são mais rígidas, o que reduz balanços e oscilações na pista. Atualmente, elas são a opção preferida dos arquitetos e engenheiros pela economia e também pela estética”, explicam os projetistas.