Telessaúde realiza mais de 600 atendimentos em 2021 no Ceará

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O levantamento aponta que as teleconsultorias evitaram em 72% os encaminhamentos desnecessários

Dar suporte aos trabalhadores da atenção primária e minimizar a sobrecarga das assistências secundária e terciária, essa é a proposta da teleconsultoria, interação entre profissionais e gestores atuantes em todos os níveis de atenção à saúde no Ceará. O serviço realizou, no ano passado, 633 atendimentos, promovendo o intercâmbio de ideias acerca de procedimentos clínicos, ações e processos de trabalho.

Ainda, no ano passado, em virtude do serviço prestado, a iniciativa evitou, em 72%, o número de encaminhamentos desnecessários às unidades especializadas. Segundo a enfermeira Natália Lima, assessora técnica da Central de Regulação Ambulatorial do Estado, “nosso objetivo é capacitar os profissionais, tirar dúvidas e garantir a resolução de problemas mais simples nas unidades básicas de saúde”, afirma a enfermeira, e segue. “Temos observado uma melhora na qualidade dos encaminhamentos realizados para a Central de Regulação do Estado, o que otimiza o atendimento à população e reduz filas de espera”, assegura.

O atendimento reduz o tempo de espera por atendimento e minimiza o impacto da demanda por saúde (Foto: Sesa).

Para dar conta da crescente demanda pelos serviços de saúde, encaminhando cada caso ao atendimento certo, o trabalho conta com a parceria de equipes multiprofissionais. Hoje, 24 especialistas na área médica, além de Odontologia e Enfermagem interagem para a redução do tempo de espera por atendimento. No ranking das demandas, ocorridas de janeiro a dezembro do ano passado, as dúvidas relacionadas a problemas dermatológicos lideraram, com 18%, as solicitações registradas. Discussões relacionadas à Endocrinologia (10%), Neurologia (8%), Gineco-obstetrícia (8%) e Gastroenterologia (7%) vieram em seguida.

Ao encerrar o ano, o levantamento mostrou que 91% das consultorias partiram de profissionais da atenção primária, enquanto 2% e 6% partiram, respectivamente, da atenção secundária e terciária. As teleconsultorias podem ser realizadas, por meio da plataforma Saúde Digital (https://portal-saude-ce.sydle.com/sesa-ceara/home), do WhatsApp (85) 98974.5572 ou de ligação telefônica (0800.280.5110).

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