Ematerce implanta Unidade Demonstrativa de algodão para o controle de pragas

Compartilhe

O caulim é o produto utilizado em testes para minimizar o impacto negativo do bicudo, maior praga na cultura do algodão. O inseto pode destruir uma lavoura inteira

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) instalou, na Fazenda Normal, Centro de Treinamento em Extensão Rural de sua propriedade, em Quixeramobim, no Ceará, uma unidade demonstrativa (UD) de algodão, numa área de 1,0 hectare. O objetivo é demonstrar o uso do produto Caulim, no controle do bicudo. O inseto, de maior incidência e com o maior potencial de dano na cultura do algodão, é capaz de destruir até 70% da lavoura em uma única safra.

O bicudo pode arrasar com uma safra inteira (Foto: divulgação)

Também será demonstrado o uso de adubação orgânica junto com adubação química, para se conhecer o potencial produtivo do algodão da variedade BRS 286, dentro de um manejo agroecológico. A unidade será conduzida pelo Técnico em Agronegócio da fazenda experimental da Ematerce, Warlysson Brito, com a coordenação do Engenheiro Agrônomo Josualdo Justino, da equipe do Semiárido da Ematerce, pelo Assessor Técnico da SDA, Professor Marcos Vinícius e pelo Assessor Estadual de Oleaginosas, Valdir Silva.

O espaço servirá como base para auxiliar na capacitação dos novos técnicos, incorporados à Ematerce. A Unidade Demonstrativa vai servir, também, para mostrar os resultados obtidos aos demais técnicos e agricultores da região, num possível Dia de Campo.

O Caulim pode minimizar o impacto do bicudo na cultura do algodão (Foto: divulgação).

Segundo o trabalho realizado pela equipe, “o caulim é um minério composto de silicatos hidratados de alumínio, como a caulinita e a haloisita, e apresenta características especiais que permitem sua utilização na fabricação de papel, cerâmica, tintas e outros produtos. Também apresenta plasticidade e resistência mecânica, a seco”, salienta a pesquisa.

O mineral é formado pela caulinita, em geral de cor branca ou quase branca, devido ao baixo teor de óxido de ferro. É um dos seis minerais mais abundantes da crosta terrestre e ocorre à profundidade até 10 metros. Funde-se a 1.800°C (temperatura nominal). Foi observado pela pesquisa que sua aplicação sobre o algodão faz com que o Bicudo do algodoeiro não enxergue a planta do algodão, evitando assim sua entrada no botão floral.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content