Carnaval: administração pública do Ceará não terá ponto facultativo
Veto às festas em espaços públicos e privados segue para o período. Eventos corporativos têm novas regras
O Comitê Deliberativo de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará vetou as festas de Pré e Carnaval. Para reforçar esta medida de controle sanitário para o período, não haverá ponto facultativo na administração pública e as instituições de ensino e empresas receberão a recomendação de manter funcionamento normal.
Segundo o governador, Camilo Santana, “deverá haver compensação, em data futura, dos dias trabalhados nesse período”. A informação foi dada pelas redes sociais de Camilo, anunciando as medidas definidas pelo Comitê. “A fiscalização deverá ser intensificada”, apontou o governador.
Para eventos corporativos, não festivos, há atualização das regras. Já, para congressos, seminários e outros eventos corporativos, não festivos, a capacidade fica ampliada para 1.500 pessoas em ambientes fechados e 3.000 em ambientes abertos”, registrou na publicação. Outras regras seguem vigentes, como a limitação do público dos estádios a 30% da capacidade; a obrigatoriedade da máscara padrão N95 ou similar para trabalhadores de farmácias, supermercados e escolas; e as limitações à realização de eventos festivos, sociais e culturais (como casamentos e formaturas).
Com mais de 16,2 milhões de doses de vacina contra covid-19 aplicadas, as equipes de saúde reforçam a importância da manutenção do passaporte vacinal em dia, com as três doses tomadas no intervalo certo. Enquanto isso, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, tem avançado a imunização das crianças entre 5 e 11 anos. 190 mil doses pediátricas foram recebidas, até o fim de janeiro, com mais de 184 mil aplicadas até agora.
O Ceará tem 904 mil crianças em idade de tomar a vacina. Deste total, 526 mil já estão com cadastro confirmado para receber aplicação. Outros 198 mil estão com a confirmação por e-mail pendente. A plataforma Saúde Digital é o sistema que viabiliza o cálculo de envio de vacinas por municípios e serve para agendamento às gestões de saúde municipais aderentes. Para fazer o cadastro, basta acessar o Saúde Digital, dispondo do número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) da criança. A Sesa disponibiliza um canal para a população tirar dúvidas sobre o cadastro de vacinação contra a covid-19 e testagem contra a doença.