Jovens do bairro Sumaré terão Estação da Juventude
A proposta é dar acesso, à juventude, a ações sociais, além de promover a integração entre as comunidades juvenis
Idealizado para oferecer diversos serviços na promoção, inclusão e emancipação dos jovens em Sobral, o Programa Estação Juventude ganha novo reforço no cenário social, ampliando o acesso dos jovens às políticas públicas relacionada a esse nicho da sociedade civil. Inserido em dois territórios, dentro na sede do município: no Parque do Mucambinho e na comunidade do Novo Recanto, o Programa ganha um novo reforço, este ano.
Nessa quinta (10), o secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), Eugênio Parceli, esteve em visita técnica ao espaço onde será inaugurada a primeira Estação Juventude do bairro Sumaré, um dos mais populosos da cidade. O novo equipamento deverá ser entregue, ainda, nesse primeiro semestre do ano.
De acordo com o secretário, “a nova Estação Juventude contemplará a comunidade local com ações estratégicas para levar aos jovens, de 12 a 29 anos, políticas e programas que garantam seus direitos e os auxiliem na emancipação, participação social e autonomia”, explica Parceli, e complementa. “Tudo isso, levando em consideração a história, a cultura e as potencialidades de cada território e dos grupos que o habitam”.
O secretário também visitou a Estação Juventude Parque Mucambinho, localizada no bairro Tamarindo. Eugênio Parceli destacou que serão realizadas melhorias na estrutura do equipamento para sua reabertura. Entre os objetivos para ampliar o acesso, ao programa, de jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social, estão a realização de ações que assegurem seus direitos de cidadania e ampliem a sua capacidade de inclusão e participação social.
Oferecer tecnologia social para o desenvolvimento de Políticas para Juventude e criar redes para a emancipação desse público, também estão entre as ações pretendidas pela iniciativa, que tem sido levada a outros bairros da periferia da cidade. Durante a pandemia do coronavírus, as Estações têm permanecido fechadas ao público, como medida de prevenção à Covid-19. Nesse período, algumas têm passado por melhorias em sua estrutura.