Eleições 2022: Facebook e Instagram firmam parceria com TSE para combater desinformação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou uma parceria com o Facebook e Instagram para combater a disseminação de desinformação e fake news durante o período de eleições deste ano.
A parceria, de acordo com a Meta, envolve a criação de um canal de denúncias próprio para o TSE. As denúncias feitas pelas redes sociais serão analisadas e, se violarem as normas estabelecidas pelas plataformas, serão removidas.
“Nosso trabalho para garantir a integridade de eleições é contínuo. Nos últimos anos, acompanhamos centenas de eleições em países onde nossos aplicativos estão presentes. Temos aprendido e aperfeiçoado nossa abordagem para lidar com temas como desinformação, discurso de ódio e violência, e atualmente temos mais de 40 mil pessoas globalmente lidando com segurança e integridade”, afirmou em nota a Meta, empresa responsável pelas redes sociais.
Além do canal de denúncias, o Facebook e o Instagram também criaram outras funções em parceria com o TSE, são elas:
Rótulo em posts sobre eleições
Publicações tratando sobre o processo eleitoral receberão um selo direcionando os usuários para o site da Justiça Eleitoral, onde é possível encontrar informações oficiais sobre o sistema de votação e artigos de combate as desinformações.
Lembrete do dia da votação no feed
No dia das eleições de 2022 os usuários poderão visualizar um lembrete sobre o processo eleitoral. A iniciativa visa usuários com mais de 16 anos para que o nível de abstenção seja diminuído.
Treinamentos a autoridades eleitorais
As plataformas promoverão treinamentos com servidores do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para explicar sobre as medidas de combate à desinformação adotadas pelo Facebook e Instagram e regras e políticas aplicáveis ao processo eleitoral.
Mulheres na política
O Instagram lançará uma nova versão do “Guia de Mulheres na Política”, com objetivo de incentivar a participação feminina nas eleições.
API da Biblioteca de Anúncios
O TSE terá acesso à interface de programação de aplicativo (API) da Biblioteca de Anúncios do Facebook, onde ficam visíveis conteúdos patrocinados ativos e inativos sobre eleições ou política no Facebook e no Instagram.
Fontes: TSE – Olhar Digital