Abertas as inscrições para a 17ª OBMEP

Compartilhe

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas reúne, também, estudantes da rede privada

Estão abertas, até 17 de março, as inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A competição é destinada a estudantes dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio de escolas públicas municipais, estaduais, federais e escolas privadas. As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas no site http://www.obmep.org.br/.

Competição reúne estudantes de todo o País (Foto: divulgação/OBMEP).

A olimpíada ocorre em duas fases; sendo a primeira, composta por uma prova objetiva de 20 questões, e a segunda, por uma prova discursiva de seis questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada em 7 de junho, e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 8 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita no dia 2 de agosto. A divulgação dos premiados, em 20 de dezembro. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

No ano passado, os estudantes de Sobral conquistaram 211 premiações na Olimpíada. Os jovens trouxeram para casa duas medalhas de ouro, cinco de prata, 17 medalhas de bronze e 182 menções honrosas. Três professores, também foram premiados, além da Escola de Tempo Integral Maria de Fatima Souza Silva e a EEEP Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales. 

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 2005, e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content